quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Peixe Espada no forno com ameijoas

Cá em casa é uma receita com muita saída. É fácil de fazer e um prato visualmente muito bonito.

Então funciona assim:
Peçam o peixe espada cortado como se fosse para gelhar. Convem não ser um peixe muito pequeno para as postas serem grossinhas e o preto funciona melhor por ser mais gordo.
Ameijoa vietnamita ou outra que gostem congelada
batatinhas para cozer com pele que podem servir descascadas ou não (eu opto por servi-las com casca, que cá em casa toda a gente come)
alho
azeite
sumo de dois limões
pimenta
sal
Colocar as batatas a cozer em água e quando ferver adicionar o sal (a água ferve mais rápido se não tiver o sal. Aparentemente é um fenómeno quimico qualquer que a minha filha já me tentou explicar. Whatever)
Num tabuleiro ou pirex de ir ao forno deitar primeiro azeite para untar o fundo do tabuleiro, polvilhar de sal, deitar alho picado e colocar o peixe. Voltar a polvilhar de sal, mais alho cortado, pimenta branca moida, mas não muita, coentros picados a gosto (eu gosto muito), azeite e sumo de um limão.
Levar a forno quente, mais ou menos 220º e ir regando de vez em quando com o molho a que eu costumo também adicionar um bocadinho de água, mas não muita, tipo meio copo de água.
Entretanto levar ao lume um tacho com azeite, as ameijoas, o sumo do outro limão e coentros. Tapar o tacho e deixar abrir as ameijoas abanando o tacho de vez em quando. As ameijoas não precisam de sal.
Quando o peixe estiver cozinhado, retirar do forno e colocar por cima as ameijoas abertas. Servir com as batatas.
Nem é um prato muito calórico porque a única gordura é a do azeite e não é necessário muita quantidade. Essencial mesmo é que o peixe espada seja fresquinho.
Para além disso não leva muito tempo a fazer. Eu posso dizer que comecei a fazer o jantar de hoje já eram tipo 19h45 e às 20h15 estávamos sentados à mesa a jantar. É assim. Quem sabe...
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário