quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Feijão com ovos escalfados

Toda a gente conhece a receitas das ervilhas, certo?
Quando estou com pressa e não tenho tempo para deixar cozinhar as ervilhas, faço a mesma coisa mas com feijão de lata que já está cozidinho. Foi o caso do almoço de hoje que começou a ser feito às 13h para ser comido às 13h45m. E pronto... Feijão com ovos escalfados com muitos coentrinhos e um almocinho delicioso.


 
Não sei como é que vocês fazem, mas eu...
Fritar cebola picadinha e chouriço em rodelas em azeite, com uma folha de louro e alguns coentros picados. Juntar tomate triturado (o meu é caseiro, fabriquei-o no verão, podem ver num post mais antigo), alho picado em pó, um pouco de paprika e piri-piri moído a gosto. Deixar apurar um bocadinho, juntar feijão já cozinhado (eu gosto do vermelho, mas também pode ser manteiga), um cubinho de caldo de carne, sal, um golinho de vinho branco e um bocadinho mais de coentros (vão ver que este é um conselho recorrente na minha comida. Sou alentejana). Deixar ferver, juntar os ovos com cuidado para não se desmancharem e voltar a deixar ferver até cozinhar os ovos. Ponham o lume no minimo para os ovos não se desfazerem todos com a fervura demasiado forte.
Quando os ovos estiverem cozinhados, cerca de 7 a 8 minhutos, acho eu, embora seja mais ou menos por instinto, rectificar os temperos e servir com arroz branco, que obviamente se põe ao lume enquanto a cebola frita.
Bom apetite.

1 comentário: