sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TOMATE SECO


Vamos lá então falar de tomate...
No caso, tomate seco. Vou pôr-vos ao corrente. Eu leio muitos livros, o que faz com que a minha imaginação divague imenso e se perca em coisas que para muito boa gente não têm qualquer tipo de interesse. Aqui há uns anos enquanto lia um romance qualquer (daqueles tipo leitura de avião), que já não me lembro bem, mas penso que da Sveva Casati Modignani, a determinada altura fiquei fascinada com a descrição de uma pasta (vulgo massa), apenas aromatizada com tomate seco e manjericão. Mas não pensem que era um tomate qualquer. Este tinha sido seco ao sol e ao vento pela "mamma" de alguém e tinha portanto todo um paladar diferente. Eu e a minha imaginação ficámos logo apaixonadas pela ideia de um tomate assim. E pronto, este foi o ponto de partida para uma investigação sobre como secar tomate ao sol e ao vento e para eu me sentir alguns dias por ano como uma "vera mamma italiana", daquelas que alimentam a família inteira com panelões de pasta e molho de tomate. E a verdade é que é a coisa mais simples do mundo de fazer. E juro, mas juro mesmo, romances à parte, que o sabor não tem nadinha a ver com o que se compra no supermercado.

(Este é o ar do tomate quando sai da cozinha para o sol)

Ingredientes

Tomate de boa qualidade, de preferência chucha ou equivalente
Sal grosso
Sol, vento e paciência

 (Tomate depois de uma tarde ao sol)

Preparação

Lavem bem os tomates e sequem-nos. Quanto menos humidade colocarem nos tabuleiros mais rápida é a secagem. Cortem o tomate ao meio, disponham-no num tabuleiro com a metade cortada virada para cima e polvilhem com algumas pedras de sal. Nada de pôrem demasiado sal, é mesmo só umas pedras como podem ver na segunda foto.
Escolham um sítio bem solarengo e de preferência um bocadinho ventoso. Quanto mais sol directo e vento o tomate apanhar, mais rápida é a secagem e mais saboroso fica. 
E agora é que entra o ingrediente paciência. De manhã coloquem o vosso tomate na rua e ao final do dia retirem-no para que a humidade da noite não o estrague. A melhor altura para fazer este processo é nos meses de verão, claro. Quando o tomate estiver no ponto de secagem que pretendem é retirá-lo do tabuleiro, colocá-lo em frasquinhos de vidro esterilizados e cobri-lo com um azeite de boa qualidade. Este azeite é óptimo para fazerem refogados ou apenas para cozinharem alho picado e tomate seco e assim temperarem a vossa pasta. 

Nota.: O tomate que habitualmente se encontra nos supermercados vem em saquinhos de celofane e por isso está bastante mais sequinho que o que eu produzo. Se comprarem deste podem pô-lo em azeite quando levarem para casa e assim conseguirem que ganhe alguma hidratação. Também já vi à venda em frascos com azeite, mas ainda mais caro que o dos sacos.
Gostaram? Um dia destes ensino-vos a fazer a minha polpa de tomate. Mas primeiro experimentem este e sintam-se umas "veras mammas italianas". 

Sem comentários:

Enviar um comentário