quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CAMARÃO PICANTE COM DIP DE MANGA


Adoro receber amigos e ter a oportunidade de os surpreender. E deliciar.
No passado domingo produzi um belo cozido à portuguesa para uns amigos muito queridos que vivem nos EUA e que de vez em quando fazem uma visita às origens. Como o cozido é um prato muito pesado, queria uma entrada que fosse mais ligeira para que os meus convidados não ficassem logo sem grande fome no início da refeição. Garanto-vos que isto já me aconteceu algumas vezes, eu quando começo a cozinhar tenho dificuldade em parar e acho sempre que a comida é pouca. Uma desgraça que me obriga a andar dias e dias e comer restos. Enfim... Voltando à entrada, lembrei-me de fazer estes camarões que resultaram muito bem, são deliciosos e onde o contraste entre o picante do tempero e a frescura do DIP de manga é maravilhoso. Tão bons que, como o filho dos nossos amigos não veio, o meu marido comeu a sua entrada e a dele. 


Ingredientes

Camarão

4 camarões grandes por pessoa
Malagueta fresca picada
Sumo e raspa de limão
1 dente de alho bem picadinho
1 fio de azeite
1 pitada de sal

DIP

½ manga triturada
Coentros picados
1 cebola ou chalota pequena ralada
½ colher de sopa de molho de soja

Preparação

Camarão

Misturar todos os ingredientes para formar uma marinada. Descascar os camarões e juntá-los à marinada. Reservar. O meu camarão ficou a marinar durante a noite, mas basta uma hora para que fique com um bom sabor.

DIP
Triturar bem a manga, misturar-lhe todos os restantes ingredientes e reservar.

Fritar o camarão em azeite, até obter o ponto de cozedura desejado (note que os camarões precisam apenas de alguns minutos para ficarem bem cozinhados ou arriscam-se a servir borracha, que não é nada agradável). Espetar os camarões em palitos.

Quanto à apresentação, como vêm, eu usei copos pequenos de shot, onde coloquei o DIP. Coloquei um camarão por cima e os restantes ao lado, porque queria servir as entradas individuais, mas se tiverem um grupo de amigos, podem optar por uma tigela de DIP e um prato de camarão. São deliciosos, não custam nada a fazer e ainda por cima é uma entrada bonita. E os olhos também comem, certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário