quarta-feira, 19 de outubro de 2016

FRANGO COM TOMILHO E LIMÃO

Já sei, já sei... Mais uma receita de frango!
É a vida, desculpem lá, mas eu adoro frango. E gosto cada vez mais de o cozinhar inteiro, bem temperado e aromatizado com ervas frescas que crescem a bom ritmo na hortinha da minha varanda. O tempero escolhido para hoje foi o tomilho que estava mesmo a precisar de levar um bom corte. Juntei o útil ao agradável e resolvi rapidamente a questão do almoço. Sabem o que é mais curioso nesta minha relação com o frango? É que nem sequer é uma coisa de miúda. Em casa dos meus come-se frango, mas nada assim de demasiado frequente. Os meus pais são alentejanos e a carne base é a de porco, que não está nem perto do meu top de preferências. Eu sou da carninha branca, do franguinho, do perú, do coelho e não sei se o pato está incluído, mas também sou fã. Ora então vamos lá ao franguinho.

Ingredientes

1 frango (o meu tinha cerca de 1,5 quilos)
1 molhinho de tomilho fresco
1 limão pequenino
5 dentes de alho
Colorau, piri-piri, louro em pó, sal e azeite
Meio copo de água

Preparação

Ligue o forno a 230/240º. Comece por limpar o frango retirando-lhe o excesso de gordura e a pele do pescoço. Ate-lhe as pernas com um fio. Existe um fio específico para estas coisas, estupidamente caro na minha modesta opinião, por isso geralmente uso linha de crochet e resolvo a questão. Até agora o frango nunca se queixou. Separe as folhinhas do tomilho e rejeite as hastes. Num processador coloque o tomilho, o alho, o limão cortado em pequenos pedaços, as especiarias, o sal e o azeite. Triture tudo até obter uma pasta mais ou menos homogénea. Não é preciso ficar perfeito, basta que tenha a consistência de papa. Este processo também pode ser feito num almofariz, mas garanto-vos que é muito mais demorado e doloroso para o vosso braço.
Barre o frango com esta mistura, incluindo o interior. Coloque o frango numa assadeira (eu sou pelo barro, mas um pirex ou um tabuleiro de alumínio ou esmalte também serve, embora neste caso eu aconselhe a forrarem-no com papel de alumínio para tornar a lavagem mais fácil), acrescente um pouco de água e leve ao forno até dourar. O meu levou entre 50/60 minutos a cozinhar. Ficou exactamente como gosto dele, suculento e douradinho.


Servi com couscous cozinhados simplesmente com hortelã picada e com uma mistura de cenouras, ervilhas e brócolos salteados em azeite e alho picado. Geralmente junto coentros a esta mistura, mas achei que talvez pudesse estar a abusar dos sabores e fiquei-me pelo alho, o que se revelou uma boa aposta, uma vez que o frango tem um sabor bastante intenso. 




Sem comentários:

Enviar um comentário