segunda-feira, 17 de outubro de 2016

BROAS DE MANTEIGA


 Um dos sabores mais presentes na minha infância.
Estão a ver aquelas coisas que todos comíamos em miúdos quando íamos a casa das nossas tias ou das nossas avós? Estas broas, sem as alterações que lhes fiz, eram os bolinhos que todas as mulheres da minha família tinham sempre em casa. São típicas da minha terra e depois de crescida perdi-lhes o rasto durante uns anos. Aqui há uns tempos numa visita ao Alentejo perguntei à minha tia mais velha, a minha querida tia Ana, se me explicava como é que se faziam e ela lá me explicou. Um bocadinho a olho, que na minha família, pelos vistos temos todas o mesmo defeito, cozinhamos por instinto. Ou por amor, que é a melhor receita que existe. Experimentem as broínhas da minha infância e acompanhem-nas com um cházinho de menta. Garanto que não há melhor nas tardes cinzentas. 


Ingredientes

6 ovos
250g de margarina
400g de açúcar
100g de amêndoa moída
Raspa de um limão grande
1 colher de sopa de fermento em pó
Farinha de trigo até tender
Amêndoas inteiras com ou sem pele

Preparação


Amolecer ligeiramente a margarina e batê-la com os ovos e o açúcar. Juntar a amêndoa moída, o fermento e a raspa de limão. Misturar bem. Aos poucos juntar a farinha até conseguir tender pequenas bolinhas que deve colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. No cimo de cada bolinha espetar uma amêndoa com ou sem pele, dependendo do gosto. Levar a forno pré aquecido a 180º até estarem cozidas. 

Notas.: As originais não levam a amêndoa moída. Isso já foi uma invenção minha, mas gostei imenso da textura mais húmida que ganharam com a amêndoa. Também devem ter reparado que no cimo das minhas broas não está uma amêndoa, mas sim um pinhão. Quando fui à procura não tinha amêndoas inteiras e, como quem não tem cão caça com gato, eu usei os pinhões em substituição da amêndoa e correu tudo muito bem. Em relação à quantidade de farinha não vos consigo mesmo dar uma medida certa. Eu fiz metade da receita e gastei cerca de 350g de farinha mais coisa menos coisa, mas têm mesmo que ir acrescentando até conseguirem fazer as bolinhas sem que a massa se cole às palmas das mãos. E boa sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário