terça-feira, 4 de outubro de 2016

PURÉ DE BATATA CÁ DE CASA


"Ito não é pué. O pué da minha mãe não é deta coi".
Impossível fazer um puré cá em casa e não me lembrar desta história. A minha filha mais velha, na altura com um ano e meio, e um verdadeiro papagaio falante, arrasou as boas intenções da minha tia em cinco segundos. E porquê? Porque para ela puré de batata sempre foi cor-de-laranja e não branco e pálido e portanto um puré normal "não é pué". O que nós nos rimos com a saída dela. E lá tive que explicar que na minha casa o "pué" tem uma cor completamente diferente. Porque é diferente. Desde sempre. Foi assim que as minhas filhas se habituaram a comê-lo. E os amigos delas, se a princípio estranharam, rapidamente entranharam. Até hoje não tive críticas negativas. E aposto que vocês também não vão tê-las. Então vamos lá a um puré de batata que começa a ser feito com cenouras. 



Ingredientes

4 batatas grandes próprias para cozer
2 cenouras médias
40 g de margarina
1 gema de ovo
leite q.b.
sal

Preparação

Descasque as cenouras, corte-as em pequenos cubos e leve-as a cozer em água temperada com um pouco de sal. Quando as cenouras estiverem quase cozidas junte-lhes as batatas descascadas e também em cubos e deixe cozer. 
Retire, escorra e triture com um passevite manual ou com a varinha mágica. Eu não sou grande apreciadora de purés triturados com varinha mágica, acho sempre que ficam demasiado "gomosos", mas é uma questão de gosto pessoal. 
Antes de começar a tritura costumo colocar no fundo do tacho a margarina, que vai derretendo com o calor das batatas e cenouras. Depois de tudo bem triturado, juntar a gema e leite até atingir a consistência desejada. Se gostar do puré mais "ralinho" junta mais leite, se o preferir mais compacto é só juntar um pouco menos. Costumo aquecer um bocadinho o leite para não arrefecer logo o puré. Rectificar o sal e se gostar juntar um pouco de noz moscada, um clássico do puré de batata, mas que eu pessoalmente detesto. Et voilá, um puré de batata bem menos calórico e pesado do que o tradicional só de batata. Bom apetite.


2 comentários:

  1. Amanhã ao almoço, com entrecosto assado e salada de tomate saloio temperadinho com alho HUUUUMMMM

    ResponderEliminar