sábado, 8 de outubro de 2016

FILETE DE DOURADA COM UMA ESPÉCIE DE RISOTTO


 Um almoço de sábado muito saboroso.

Coisas que eu gosto na vida a seguir a frango, peixe e arroz. Para além de comer, cozinhar e outras coisas, uma coisa de que eu gosto bastante é de explorar supermercados. Eu sei que é estranho mas gosto, pronto, o que é que querem?! Gosto de descobrir novos produtos, desde especiarias a ingredientes, de deambular pelas prateleiras e ir imaginando formas de os incluir na minha alimentação. E de vez em quando tenho boas surpresas, como uma massa de limão que comprei com uma amiga na minha estreia nos supermercados Aldi e que se revelou uma da melhores que já comi. E como o frasquinho abaixo, uma mistura de especiarias com vários tipos de pimentas, malagueta, casca de limão, óleo de lima e sal, que tenho quase quase a certeza, foi igualmente adquirido no Aldi no mesmo dia da massa. E que hoje serviu de tempero ao filete de dourada delicioso que foi o meu almoço. 
Resta dizer que eu geralmente aproveito as promoções dos supermercados para comprar as douradas inteiras e peço apenas para que seja escamadas e estripadas. Em casa retiro-lhes os filetes e com as espinhas faço uma base para uma bela sopa de peixe, que um dia destes aqui apresento. Os filetes são muito mais práticos para cozinhar em casa, basta uma chapa ou frigideira anti-aderente e uns minutos e temos um delicioso peixe. 

Ingredientes

Filete de dourada
Mistura de especiarias Green Garden
Cebola
Pimento vermelho cortado em pequenas tiras
Coentros
Arroz de risotto
Azeite
Sumo de limão
Caldo de legumes (o meu foi obtido com a confecção do jantar de ontem que envolveu cenouras, brócolos e batata doce cozida)



Preparação

Comece por temperar os filetes de dourada com a mistura de especiarias e um pouco de sumo de limão (conte com dois por pessoa). Importante mesmo é que os filetes estejam bem sequinhos para quando tocarem na chapa ou frigideira dourarem e não cozerem. Para a espécie de risotto, pique finamente uma pequena cebola e leve-a a dourar num tacho com um fio de azeite. Junte um pouco de coentros picados e o pimento cortado em finas tiras. Se o refogado começar a secar junte um pouco do caldo de legumes ou água. Eu uso muito pouca gordura na comida e o meu truque para cozinhar a cebola é acrescentar água aos poucos. Quando a cebola estiver translúcida acrescente o arroz (conto com uma mão cheia de arroz por pessoa) e deite fritar um pouco. Vá acrescentando aos poucos caldo de legumes bem quente até o arroz estar no ponto desejado. Nesta fase de apagar o fogão se quiser um risotto a sério acrescente um pouco de queijo da sua preferência e uma noz de manteiga. Eu pessoalmente prefiro esta espécie de risotto sem queijo ou manteiga. Gostos. Aqueça bem uma chapa ou frigideira anti-aderente, unte-a ligeiramente com um fio de azeite e leve os filetes a dourar, começando pelo lado da pele. Retire, sirva com uma fatias de limão e... bom apetite.


Se não tiver esta mistura de especiarias não invente desculpas para não comer peixe, tempere simplesmente a dourada com flor de sal, pimenta moída na hora e sumo de limão. Fica igualmente deliciosa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário