segunda-feira, 10 de outubro de 2016

SONHOS OU FOFOS


Já cheira a Natal! Ainda falta muito? Ora essa, então Natal não é quando um homem quiser?
Quando começa o tempo a arrefecer, cá em casa a rotina é sempre a mesma, é tempo de sonhos. Ou como diz o meu marido de "FOFOS"!

Não pensem que ele diz isto só porque sim, di-lo porque os meus sonhos são mesmo fofos e basicamente derretem-se na boca. É absolutamente impossível comer só um. Experimentem e contem-me.
Ingredientes 

375g de água
40g de manteiga ou margarina
2 cascas de limão
2 paus de canela
2 colheres sopa de açúcar
200g de farinha
5 ovos
Sal
Óleo
Açúcar e canela q.b.

Preparação

Num tacho leve ao lume a água, a manteiga, as duas colheres de sopa de açúcar, as cascas de limão, os paus de canela e uma pitada de sal. Quando ferver retire o limão e a canela e deite de uma só vez a farinha na água. Mexa energicamente até que a massa se descole do tacho. Reserve até arrefecer um pouco.
Na massa anterior adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Leve ao lume uma frigideira ou uma pequena caçarola com óleo e deixe aquecer. Com uma colher vá deitando a massa em pequenas porções dentro do óleo. Não deite colheradas muito grandes, nem encha demasiado a frigideira porque os sonhos crescem bastante. Também não se preocupe muito com o ter de os virar, eles viram sozinhos e se a massa estiver boa, “racha” e ficam muito leves e fofos. Escorra-os bem sobre papel absorvente e passe-os por uma mistura de açúcar e canela. E bom apetite.


Nota: Se a massa tiver alguns grumos recorra à varinha mágica e vai ver que rapidamente consegue uma massa homogénea. Um truque que também pode usar para o molho branco ou para o bechamel. O importante mesmo nestas coisas é nunca entrar em pânico nem se atrapalhar, até porque como se diz na minha terra “uma mulher atrapalhada é pior que um homem bêbado”. Se forem homens a ler este post, descubram um ditado para vocês que se aplique a estas situações e desculpem a discriminação

Sem comentários:

Enviar um comentário