segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

LICOR DE MARMELO

receita + licor de marmelo

Nem só a marmelada vive de marmelo...
Esta é a primeira receita alcoólica que partilho aqui no blogue. O que não quer dizer rigorosamente nada sobre mim.

Há uns anos fazia imensos licores. De morango, de tangerina, de poejo (ou não fosse eu alentejana), enfim, dos frutos que a horta ia produzindo. Um amigo cá de casa, que passava bastante tempo connosco, era fã destes licores, que bebia em pequenos cálices, nos serões de Inverno, que ambos gostávamos de passar frente à lareira, a conversar e, quantas vezes, a escutar poesia. Bons serões que recordo com saudade e com gratidão. Amizades para a vida, que nem o tempo ou a distância conseguem atenuar. 
Voltando ao licor. O que hoje apresento, de marmelo, é uma estreia nas minhas alquimias culinárias, mas é muito bom (sim, já o provei, por isso se o texto vos parecer tremido, já sabem porquê), sabe mesmo ao fruto e tem uma cor muito bonita a que as minhas fotos (a santa falta de jeito) não fazem justiça.  
Só mais uma nota, fazer licor não é uma coisa imediata, é um processo demorado e de paciência. Este começou a ser feito em Novembro de 2016...
receita + licor de marmelo

Ingredientes
Cascas de 6 a 8 marmelos
2 estrelas de anis
7,5 dl de aguardente de boa qualidade
400 g de açúcar 
3 dl de água

Preparação
Lave muito bem os marmelos, tire-lhes as cascas e coloque-as dentro de um frasco de boca larga, com tampa. Junte as estrelas de anis e a aguardente, rolhe o frasco e reserve-o na despensa ou em local abrigado da luz, em infusão, durante 1 mês e meio a 2 meses.
Passado esse tempo, coe o líquido e prepare uma calda de açúcar.
Deite o açúcar num tacho, junte a água e ferva durante cerca de 5 minutos. Deixe arrefecer. Junte a calda à aguardente e delicie-se. Com moderação, claro. E não se esqueça, se beber... não conduza.



receita + licor de marmelo

Uma última nota. A qualidade da aguardente é muito importante para o resultado final de um bom licor. A minha é vínica, feita pelo meu tio e nunca me falhou na qualidade dos licores. Tentem encontrar um produtor local que ainda tenha alambique e que destile a sua própria aguardente. Garanto-vos que vale imenso a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário