domingo, 29 de janeiro de 2017

A "MASTER CAKE"

Receita + A Master Cake

Confesso que este post é de mãe babada. Aguentem...
A minha filha mais nova recebeu ontem, numa cerimónia que para mim foi muito emotiva, o diploma de Master em Management. O bolinho foi feito mesmo em cima da hora, que tenho andado com muita coisa em mãos e na cabeça, mas ficou tão fofo e ela adorou. A minha filha, tal como a irmã, vai conquistar o mundo, tenho a certeza. E o meu bolo, muito simples, conquistou os comensais do jantar que se seguiu em casa dela.

Receita + A Master Cake

Ingredientes

Bolo

4 ovos
Peso dos ovos em açúcar (roubo sempre um bocado do açúcar para não ficar muito doce)
Metade do peso em farinha
1 colher de chá de fermento
Sumo e raspa de uma laranja

Recheio

1 caixa de morangos, framboesas ou outro fruto da vossa preferência
1 pacote de natas de soja
Raspa de limão
Algumas gotas de sumo de limão
Açúcar em pó a gosto

Preparação

Bolo

Ligar o forno a 180º. Pese os ovos e depois o mesmo peso em açúcar. Aqui eu opto por colocar pouco mais de metade do peso dos ovos em açúcar para evitar ficar muito doce, mas a receita original é assim. Os meus ovos pesaram 270g e eu usei cerca de 170g de açúcar. Mas é uma escolha vossa. 
Bater as claras em castelo bem firme e reservar. Juntar as gemas e o açúcar e bater bem até obter um creme fofo e volumoso. Juntar a raspa e o sumo de laranja e bater um pouco mais. Adicionar a farinha previamente misturada com o fermento, bater até obter uma massa homogénea e finalmente juntar as claras em castelo, envolvendo suavemente sem bater. 
Deitar numa forma redonda forrada com papel vegetal e levar ao forno até cozer. O tempo depende sempre dos fornos, por isso façam o teste do palito. 
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Recheio

Juntar às natas de soja (costumo usar as da Alpro para estes casos) umas gotas de limão e bater até obter chantilly. Adicionar açúcar em pó a gosto e as raspas de limão. 
Cortar o bolo em três fatias (quando eu digo cortar em fatias é mesmo obter três discos de bolo, não se ponham a fatiá-lo como se fosse para comer). 
Colocar a primeira fatia num prato, por cima espalhar uma camada de chantilly e adicionar a fruta cortada em pedacinhos. Cobrir com outra fatia e repetir o processo. Terminar com a última fatia de bolo. 
Se quiserem decorá-lo com pasta de açúcar é esticá-la e cobrir o bolo com a decoração que pretenderem. No meu caso cortei uma primeira tira com a altura do bolo e coloquei-a a toda a volta e cobri-o com um quadrado para conseguir o efeito chapéu de formatura. 
Podem simplesmente optar por barrá-lo por fora com chantilly e decorá-lo com alguns frutos inteiros ou cortados. Podem derreter um bocadinho de chocolate de leite, branco ou negro e molhar ligeiramente a ponta de alguns morangos no chocolate e decorar assim o bolo. Fica bem giro. 

Nota:

As natas de soja são mais rápidas de bater que as normais de leite e fazem um chantilly mais leve e menos pesado no estômago. E mais saudável, claro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário