segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ARROZ DE GRELOS

receita + arroz de grelos
Aqui há uns dias uma colega pediu-me para lhe explicar como se faziam ervilhas com ovos escalfados...
E agora perguntam vocês, e o que é que isso tem a ver com arroz de grelos? Nada, absolutamente nada. Excepto que me fez perceber que as receitas que para mim nem chegam bem a sê-lo de tão entranhadas que me estão no sistema, podem não ser assim para outras pessoas. E daí o arroz de grelos. 
Tenho ainda a confessar que eu adoro arroz de grelos, está no meu top 5 de arrozes e eu sou arrozeira. 
Sempre que viajava no Inverno em busca de sol e calor, numa outra vida, quando voltava trazia sempre três desejos na bagagem, abraçar e cheirar as minhas loiras, café e arroz de grelos. 
Chegava a casa e logo depois de lambuzar as loiras de beijos, bebia café e disparava para a horta para cortar os brotos das couves que para mim fazem um dos melhores arrozes do mundo. 
Aproveito ainda para informar que no Ribatejo o arroz de grelos que servem nos restaurantes não me enche de todo as medidas, é branco, seco e geralmente, tem pouco grelo. Para o meu gosto, claro, que é mais para o lado do grelo de arroz. E que gosto dele com um bocadinho de tomate. E calduço. E de preferência com carne grelhada. Desta vez foi com entrecosto. Vamos ao grelo?
receita + arroz de grelos
Ingredientes

Grelos de couve
Arroz vaporizado ou agulha
Cebola
Polpa de tomate
Alho picado
Coentros e salsa picados
1 folha de louro
Azeite
Sal

Preparação

Começo por referir que não coloquei quantidades nos ingredientes porque depende da quantidade de grelos que vocês gostam no arroz. Eu sou mais do género grelos de arroz do que do género arroz de grelos…
Arranje os grelos e reserve. Pique finamente uma cebola e leve-a ao lume num tacho com um fio de azeite. Se tiver um tacho de barro, hoje é dia de o usar. O arroz de grelos fica muito bom no barro. Junte à cebola uma folha de louro e uma parte da mistura de coentros e salsa picados. Tenha em atenção que a quantidade de salsa se resume a dois pés, enquanto que de coentros deverá ser mais generosa.
Deixe cozinhar a cebola (junte um pouco de água se for preciso), adicione a polpa de tomate e alho picado. Depois de deixar refogar um pouco adicione os grelos lavados, reduza o lume para o mínimo e tape o tacho até os grelos murcharem. Nessa altura junte um pouco de água a ferver, tempere de sal e, se usar arroz vaporizado pode juntá-lo. Se optar por arroz agulha deixe os grelos ferverem mais uns minutos, uns cinco mais ou menos.
Quando o arroz estiver cozinhado, mas com caldo, junte o resto dos coentros e da salsa e desligue o lume, mantendo o tacho tapado até servir. 

receita + arroz de grelos
Ah, e prometo para um dia destes as ervilhas com ovos escalfados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário