quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

MOQUECA DE CAMARÃO

receita + moqueca de camarão

Vamos combater o frio com um sabor tropical?
A primeira vez que aterrei em Salvador da Baía tive a sensação de estar a chegar a casa. O calor, a musicalidade do sotaque, a alegria e descontração dos baianos, tudo me fazia sentir que tinha encontrado o meu lugar na terra. Aprendi a fazer a moqueca na praia, com a irmã do Bira, que era a cozinheira da barraquinha da Praia do Forte. Foi no mesmo sítio que aprendi a sambar com um dos amigos do Bira. 

A moqueca é um prato tipicamente baiano, de fácil e rápida confecção e um dos sabores a que regresso quando tenho saudades do Brasil. 
Costumo dizer por graça que fui um erro de casting da cegonha, que devia ser alentejana como eu, e não esteve para atravessar o Atlântico com um bebé de quatro quilos pendurado do bico e decidiu despejar-me no meio do Alentejo. Uma pena, que eu dava uma belíssima baiana. Saravá, meus seguidores. 

receita + moqueca de camarão

Ingredientes

1 saco de camarão congelado 20/30
1 lata de leite de côco
1 colher de sopa de óleo de palma
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola grande
3 colheres de sopa de polpa de tomate ou um tomate fresco bem maduro
1 ramo de cheiros com coentros (maior quantidade), salsa e hortelã
1 gole de vinho branco
1 colher de café de açúcar
Alho em pó picado
Paprika e picante
Sal

Preparação

Comece por descongelar o camarão e deixá-lo a escorrer num passador. Corte a cebola em meias luas fininhas e coloque num tacho ou caçarola. Corte os pimentos em tiras fininhas e o tomate (se usar o fresco em pequenos pedacinhos. Pique os cheiros grosseiramente.

No tacho onde colocou a cebola junte o óleo de palma, os pimentos, o tomate, uma parte dos cheiros, o alho picado e a paprika e deixe cozinhar um pouco. Tempere de sal, refresque com o vinho branco e deixe ferver mais um pouco. Quando os legumes estiverem quase cozinhados junte o camarão bem escorrido (costumo secá-lo com papel de cozinha), o leite de côco e deixe ferver em lume forte até o camarão estar cozinhado. Rectifique os temperos e, se gostar, junte antes de apagar o fogão uma colher de côco ralado. Sirva com arroz branco.
receita + moqueca de camarão

Se não gostarem de encontrar os pedaços de legumes inteiros podem optar por triturar tudo antes de adicionarem o camarão. Se repararem bem na segunda foto, o aspecto é diferente das restantes. É de uma outra moqueca que foi devidamente triturada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário