sábado, 4 de março de 2017

CACHAFRITO DE COELHO

receita + cachafrito de coelho

O nome é estranho, mas garanto que o sabor é muito bom.
Cachafrito na minha terra, (sou alentejana), é tudo o que seja carne frita na frigideira. E nem estamos a falar de fritar nestas coisas modernas anti aderentes e tal. Não, estamos mesmo a falar de fritar numa daquelas frigideiras antigas de alumínio onde fica uma espécie de crosta no final das frituras, absolutamente deliciosa para molhar pão, mas seguramente responsável por alguns ataques cardíacos de alguns alentejanos. 

Na casa da minha mãe o cachafrito de coelho era das coisas que eu mais gostava, e gosto. É uma das formas recorrentes de cozinhar coelho cá em casa, devidamente adaptado a uma alimentação mais saudável, daí a introdução do vinho para reduzir a quantidade de gordura utilizada (e eu uso mesmo pouco azeite) dada a minha pouca tolerância à gordura. O resultado final deixa-me feliz apesar de não ser bem igual ao original. O sabor está lá, porque lhe vem do tempero, a carne fica macia e acaba por ser um prato bastante saudável. Se gostam de coelho, experimentem. 
receita + cachafrito de coelho

Ingredientes

1 coelho
1 ramo de salsa
2 folhas de louro
6 a 8 dentes de alho
1/2 copo de vinho branco
Azeite
Sal, paprika e piripiri

Preparação

Comece por cortar o coelho em pedaços não muito grandes. Se não for pessoa de fazer este tipo de tarefa, peça no talho para lho cortarem. Eu pessoalmente não gosto que me cortem estes bichos pequenos nos talhos, porque geralmente ficam cheios de ossinhos pequenos meio esmigalhados. Gosto mais de os desmembrar pelas articulações, mas isto sou eu, que sou estranha.
Pique os dentes de alho e a salsa e numa tigela deite o coelho, tempere com sal, paprika, piripiri a gosto, as folhas de louro partidas em pedaços, o alho e dois terços da salsa. Junte um gole de vinho branco, um fio de azeite e reserve. Para que o coelho fique mesmo bom deve ficar nesta marinada pelo menos uma ou duas horas. Se o temperarem de véspera fica melhor ainda. Mas também já o temperei e cozinhei de seguida e resultou.

Numa frigideira larga leve ao lume um fio de azeite e depois de quente deite nele o coelho, sem o molho. Tape, deixe cozinhar e vá juntando aos poucos o restante vinho e um pouco de água até a carne estar tenra. Quando estiver perto do final, retire a tampa da frigideira, junte o resto da salsa e deixe ferver um pouco com o fogão no máximo até apurar um pouco o molho. Na casa da minha mãe era servido com batata frita e, honestamente é como sabe melhor, mas neste caso comi com legumes cozidos. 
receita + cachafrito de coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário