quarta-feira, 11 de maio de 2016

COMPOTA DE LARANJA


Uma compota diferente onde o acre da casca contrasta com o doce da polpa da laranja.
Quem por aqui passa já sabe que eu gosto de aproveitar os "recursos" que vou tendo. Tenho imensas laranjas, biológicas ainda por cima, que vou consumindo em litros de sumo (que me hão-de destruir o fígado), em temperos de carne, bolos, etc. Já há algum tempo que andava com vontade de experimentar esta compota, mas sinceramente achei que não ia gostar. Afinal eu sou da geração Tonosol, um tónico vitamínico de laranja que a minha mãe me dava em doses industriais e que sabia a casca de laranja e era espesso e absolutamente nojento. Fiquei um bocadinho traumatizada. 
Mas como já tenho idade mais que suficiente para ultrapassar traumas, lá me resolvi a experimentar e em boa hora o fiz. Fui surpreendida com o sabor e adorei o resultado final. Dá um bocadinho de trabalho mas vale imenso a pena. 



Ingredientes

1,5 quilos de laranjas de boa qualidade
1 litro de água
500 g de açúcar
1 pau de canela
Sumo de um limão


Preparação

Cortem as laranjas ao meio e retirem-lhes os caroços. Cortem cada metade novamente a meio e de seguida em tirinhas o mais finas possível. Eu rejeitei a primeira fatia, aquela que só tem casca e não tem polpa, também por causa da zona do pé que é sempre mais rijo.

Coloquem as laranjas dentro de um tacho (aconselho vivamente um anti-aderente), juntem a água e deixem a macerar durante cerca de oito horas. Podem fazer à noite, como eu e deixar a macerar até à manhã seguinte. 

No dia seguinte levar ao lume as laranjas e a água e deixar cozinhar até a casca estar macia. Partam com a colher de pau, se não oferecer resistência está no ponto.

Juntem o pau de canela, o açúcar e o sumo de limão e deixem ferver até atingir o ponto de estrada. 

Coloquem em frascos de vidro ainda quente e virem os frascos de boca para baixo até arrefecer para criar vácuo. 

Nota: A quantidade de açúcar original era de um quilo, o que francamente me parece um verdadeiro exagero. A minha compota está suficientemente doce com apenas meio quilo de açúcar. Bom apetite.

2 comentários:

  1. Deve ser uma especialidade só tenho pena de ser diabética senão eu arriscava fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Por acaso acho que se fizeres com açúcar de côco talvez possas comer um bocadinho de vez em quando. Vou tentar saber junto da nutricionista.

      Eliminar