quinta-feira, 14 de julho de 2016

SERICAIA


Sendo eu alentejana de todos os "costados" reparei que, estranhamente, partilho bem pouca coisa inspirada nas minhas raízes. É certo que em casa dos meus pais as ementas eram tradicionais mas não exatamente alentejanas e isso pode influenciar, mas que eu adoro umas boas migas, um sarapatel, uma sopa de peixe do rio, etc, isso é inegável. 
Esta sericaia ou sericá foi feita para um amigo que depois de comprar um frasco de ameixas de Elvas me intimou: "Sabes para que é isto? Para comer com a sericaia que me vais fazer". E pronto, pedido de amigos são ordens.


Ingredientes

12 ovos
1 litro de leite
500g de açúcar
125g de farinha de trigo sem fermento
1 casca de limão
1 pau de canela
Canela em pó
Sal q.b.


Preparação:

Num tacho, leve ao lume o leite, a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Deixe ferver. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Junte o açúcar às gemas e bata até que fique uma gemada.
Num outro tacho, coloque a farinha e dissolva muito bem com o leite fervido, sem a casca de limão e o pau de canela.
Se quiser, misture um pouco com uma vara de arames para que fique sem grumos. Aos poucos, adicione a gemada ao leite e mexa com uma vara de arames. Leve novamente ao lume.
Deixe cozinhar em lume médio e mexa com uma vara de arames até que engrosse. Quando o creme estiver grosso e antes de começar a ferver, retire do lume e deixe arrefecer.
Quando o creme estiver frio, bata as claras em castelo. Envolva as claras muito bem com o creme. Coloque num prato de barro em colheradas. Polvilhe com bastante canela, aproximadamente 2 colheres de sopa.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC e deixe cozer aproximadamente 40 minutos. Depois de cozido, retire e deixe arrefecer antes de servir.
Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário