sábado, 7 de maio de 2016

FRANGO COM LARANJA E SÉSAMO


Um peito de frango, uma laranja e espargos. Delicioso.

Já percebi que ultimamente ando a usar muita laranja nas receitas que aqui vou colocando. A explicação é simples - eu tenho acesso a quilos e quilos de laranjas. Biológicas. E boas, muito boas. Por isso, aguentem-se... E habituem-se.


Ingredientes (para uma pessoa)

1 peito de frango
1 molho de espargos verdes
1 laranja
Sementes de sésamo
Azeite
Sal de alecrim e pimenta preta moída na hora

Preparação

Comecem por temperar o peito de frango com sal de alecrim (o meu veio das salinas de Rio Maior e tenho-o dentro de um moinho, o que resulta bastante prático) e pimenta preta moída na hora. Por cima ralem um pouco da casca da laranja e massajem para "fixar" os temperos à carne. De seguida passem-na pelas sementes de sésamo apertando com as mãos para ficarem bem coladinhas ao frango.
Cortem as pontas fibrosas dos espargos e, se quiserem podem descascá-los com o descascador de cenouras. Eu prefiro-os com a pele e portanto não a tiro. Untem as mãos com um fio de azeite (é mesmo só um fio) e envolvam os espargos, temperando-os de seguida com o sal de alecrim. 
Numa frigideira ou caçarola que possa ir ao forno deitem uma colher de café de azeite e quando quente alourem bem o frango de ambos os lados. De seguida levem ao forno durante uns minutos (acho que foram tipo uns sete, mas não posso jurar), até estar cozinhado mas não seco por dentro.
Quando retirarem do forno, reservem a carne em cima de uma tábua e deixem-na descansar durante uns cinco minutinhos até a cortarem, e no entretanto juntem à frigideira o sumo da laranja e deixem-no reduzir até engrossar. 
Grelhem os espargos numa frigideira ou chapa anti aderente até atingirem o ponto de cozedura pretendido. Eu gosto deles ainda crocantes, mas isso sou eu, que geralmente até nem sou grande apreciadora de "crocâncias". 
Sirvam o peito de frango cortado em fatias com um pouco de raspa de laranja e a redução da mesma por cima e com os espargos. 
Se quiserem adicionar um hidrato podem optar por um pouco de arroz integral, mas não se esqueçam que os espargos têm muita fibra e saciam bastante. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário