domingo, 8 de maio de 2016

RED VELVET


It's party time! At least it was last 8th april.
Vamos lá traduzir isto por miúdos. A minha filha mais nova fez 22 anos no passado dia 8 de abril. Naturalmente que o bolo ficou a cargo da mãe. Um dos bolos preferidos dela é o tradicionalmente americano red velvet, acho que mais por causa do creme de queijo que o cobre do que propriamente pelo bolo. E portanto... red velvet it was.

O buttermilk é o ingrediente mais complicado de encontrar. Até agora só consegui comprá-lo no supermercado do El Corte Inglés, mas pode perfeitamente ser substituído por leite a que se junta um pouco de sumo de limão. Mexe-se bem e deixa-se repousar um bocadinho. O leite vai acabar por ficar com uma consistência cremosa, mais ou menos como a do iogurte líquido. Até agora tem corrido bem. Não vale substituir por iogurte porque isso retira completamente o sabor e a textura ao bolo. 

Ah, só mais uma notinha, isto não é um bolo, é uma verdadeira bomba calórica, por isso é mesmo só para ocasiões festivas. Mas é absolutamente delicioso.


Ingredientes
Bolo 
                                                   
300 gr açúcar                    
450 gr manteiga ou margarina  
20 gr cacau em pó                                                    
3 ovos
525 gr farinha sem fermento
350 ml buttermilk
1,5 c. chá de fermento
meio frasco de corante vermelho
2 c. chá vinagre branco

Creme
350 gr queijo creme tipo Philadélfia
250 gr manteiga sem sal
250 gr açúcar em pó
Raspa de um limão grande

Preparação:
Bolo

Misturar a manteiga à temperatura ambiente (nada de tentarem amolecê-la no microondas), o açúcar, o cacau e o fermento e bater bem, até ficar cremoso. Adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição.
À parte, misturar o buttermilk, o vinagre e o corante e uniformizar.
Por fim, adicionar a farinha em 3 partes, alternando com a mistura do buttermilk.
Levar ao forno a 180º até que o teste do palito indique que está cozido. Leva algum tempo a cozer. 

Creme

Bater o queijo até amolecê-lo e uniformizá-lo. Adicionar os restantes ingredientes e bater bem até ganhar consistência e ficar macio.


Utilizar o creme para rechear e cobrir o bolo. No caso deste usei um pouco de bolo para criar migalhas e decorá-lo. Modéstia bastante à parte, estava mesmo bom.


Sem comentários:

Enviar um comentário