quarta-feira, 15 de março de 2017

QUEIJADAS DO MANDARIM

receita + queijadas de pudim mandarim

Na verdade não são do Mandarim, mas sim de pudim Mandarim.
Eu, como certamente muitos de vós, cresci a comer o pudim do velho das barbas, ou Mandarim. Uma das minhas recordações mais antigas tem exatamente a ver com uma confecção desse pudim. A minha mãe fazia o caramelo num tachinho e depois deitava umas gotas em cima da pedra da cozinha para solidificarem. Eu adorava, e ainda adoro, caramelo, é assim o meu chocolate e por isso ficava sempre ansiosa para meter as guloseimas na boca. Naquele dia resolvi verificar com o indicador se o caramelo já estava no ponto. Infelizmente tinha acabado de ser colocado na pedra e fiz uma queimadura na pontinha do indicador direito, que durante uma semana mostrei bem esticadinho a toda a gente. Talvez venha daí este meu hábito de ralhar com o dedo espetado para os alvos do meu mau feitio. Há alguns anos descobri estas maravilhosas queijadas feitas com o pudim da minha infância. É que nem hesitei. E ainda bem que as experimentei. São absolutamente deliciosas. Vamos a elas?

receita + queijadas de pudim mandarim
Ingredientes

200g de açúcar
100g de farinha
3 ovos
2 colheres de sopa de óleo
1 carteira de pudim mandarim (eu costumo pôr duas, mas a receita é com uma)
1/2 litro de leite

Preparação

Ligue o forno a 180º. Junte o açúcar com o óleo e mexa até envolver. Adicione os ovos, o pudim e a farinha. Bata tudo muito bem. Junte o leite e mexa até obter uma mistura homogénea. Unte formas de queque e deite nelas a mistura. Eu costumo transferi-la para um copo medidor para ser mais fácil vertê-la nas formas, mas também pode usar uma concha de sopa. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. O palito sai limpo, se estiverem cozidas. 

receita + queijadas de pudim mandarim

Sem comentários:

Enviar um comentário