quinta-feira, 28 de abril de 2016

ROBALO AO SAL


Uma das minhas maneiras preferidas de cozinhar robalo.
Na verdade a confeção deste peixe nem se pode considerar propriamente uma receita. É tão fácil que até chateia, como se costuma dizer. O único desafio tem a ver com o tempo de cozedura do peixe, que no meu caso é feito "a olho", absolutamente por instinto. Por isso vamos lá ver como isto corre.



Ingredientes

1 robalo, dourada ou outro peixe de que gostem
1 quilo de sal de cozinha
1 clara de ovo
1 ramo de ervas de cheiro (o meu tinha poejo, hortelã, salsa, coentro e um pézinho de tomilho)
Batatinhas pequenas
Feijão verde
Cenouras

Para a maionese

2 gemas de ovo
óleo de girassol
2 colheres de sopa de iogurte natural magro ou grego natural
Ervas aromáticas frescas a gosto
Sal e pimenta 

Preparação

Na peixaria peça para lhe retirarem apenas as tripas do peixe, cortando o menos possível a barriga do bicho. As escamas são para ficar porque impedem que o peixe fique demasiado salgado durante a cozedura e demasiado seco também. Aqueça o forno a 250º.
Numa tigela misture o sal com a clara de ovo até obter uma pasta arenosa.
Introduza as ervas aromáticas na barriga do peixe. Num tabuleiro coloque uma camada fininha da mistura de sal e clara e por cima deite o peixe. Cubra completamente o peixe com a restante mistura de sal aconchegando com as mãos. Leve o peixe ao forno até o sal estar duro e ligeiramente dourado nas bordas. Dizem as regras que se deve contar com 20 minutos por cada quilo de peixe para um forno a 180º,que sinceramente acho pouco quente para este prato. No meu caso e como já vos disse é feito a olho. Até agora correu sempre bem, nunca me ficou cru nem seco. Sempre suculento e saboroso, por isso... boa sorte.

Enquanto o peixe estiver no forno preparem os acompanhamentos. Eu optei por feijão verde cortado em tirinhas fininhas, cenouras igualmente em tirinhas e batatinhas pequenas cozidas com a pele.




 A maionese

No copo da varinha mágica ou no liquidificador deitem as gemas (eu gosto de as passar por um passador de rede para lhes eliminar a película, que dá um gosto mais acentuado a ovo. Vão juntando o óleo em fio até obterem a consistência desejada. Retirar para uma tigela, misturar o iogurte, as ervas bem picadinhas e temperar de sal e pimenta. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário