sexta-feira, 22 de abril de 2016

FRANGO DA TIA GRACINHA


Segundo consta existem mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau. Eu, por este andar, vou encontrar mil e duas de cozinhar frango.


Por esta altura já devem ter percebido que o frango é uma das minhas carnes de eleição. Enganam-se, é mesmo a minha preferida. E tento sempre encontrar novas formas de o cozinhar e novos sabores. A carne do frango absorve muito bem os sabores e adapta-se a quase todo o tipo de cozedura. Este frango, não aconselhado a quem não gosta de sabores intensos, é tão saboroso que até o meu marido o aprovou. 

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 frango inteiro
Alecrim
Tomilho
Salsa
Hortelã
Alho fresco
Louro em pó, colorau, piripiri, canela, cravinho em pó
Sementes de mostarda
Azeite
Sal
Sumo de meio limão

Preparação

Limpar o frango dos excessos de gordura e atar as extremidades das pernas. Numa trituradora ou num liquidificador colocar todos os temperos e especiarias e triturar até obter uma pasta mais ou menos homogénea. Barrar bem o frango com esta mistura e colocá-lo numa assadeira. Levar ao forno a 250º e ir virando até ficar uniformemente dourado e cozinhado por dentro. O meu tinha quase dois quilos e esteve uma hora e meia no forno. Ficou como eu gosto, cozinhado mas suculento.

Servi com arroz integral e ervilhas tortas cozidas a vapor com alho e coentros. 

As sobras (se as houver) podem ser fatiadas e servidas em deliciosas sandes com um bocadinho de maionese de alho, alface e espinafres. Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário