sábado, 6 de maio de 2017

FARÓFIAS

receita + farófias
As farófias são, provavelmente, das mais tradicionais e conhecidas sobremesas portuguesas.
Cresci a ver a minha mãe a fazê-las para os almoços de domingo ou para as festas de família. Não estão o meu top 5 de sobremesas preferidas, mas estão no top 5 do meu marido. Pouco tempo depois de nos conhecermos, fomos almoçar a um restaurantezinho pequenino, que existia na Ribeira do Cartaxo e que era da Lucinda e do Mário. Sentámo-nos e diz-me ele: "Ando atrás desta mulher há anos por causa das farófias". Ou seja ele foi seguindo o percurso de cozinheira da Lucinda por causa das farófias. Fiquei a olhar para ele com cara de parva e a pensar cá para comigo: "Farófias!? Grande coisa, isso faço eu facilmente". Deixei passar, mas na primeira oportunidade resolvi mostrar os meus dotes na farófia. E safei-me. Estamos juntos até hoje e já lá vão 17 anos. 
Dotes à parte, as farófias são uma excelente forma de aproveitar claras que sobrem de receitas com doce de ovos, como as da Páscoa, por exemplo. É só congelá-las (não se preocupem que não perdem qualidades), deixar descongelar no frigorífico e batê-las normalmente em castelo. Vamos ao processo. 

receita + farófias

Ingredientes

1 litro de leite + 1/2 dl
8 claras + 2 gemas
1 pau de canela
1 casca de limão
Açúcar a gosto
Canela em pó
2 colheres de sobremesa de farinha Maizena

Preparação

Leve ao lume num tacho largo o litro de leite com a casca de limão, o pau de canela e duas colheres de sopa de açúcar. Deixe aquecer em lume brando.
Enquanto o leite aquece, bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. Retire o pau de canela e a casca de limão do leite e deite colheradas de claras dentro. Com uma escumadeira vire-as para cozerem de ambos os lados e retire-as para um escorredor. Não as deixe cozer demasiado tempo senão ficam com uma consistência de borracha e nada interessantes. Depois de cozer todas as claras e de as escorrer coloque-as numa taça de servir.

Numa tigela misture a farinha Maizena com o restante leite e desfaça bem. Junte esta mistura ao leite que ficou no tacho e mexa até obter um creme. À parte bata bem as gemas, misture-lhes um pouco do creme para temperar, volte a mexer bem e misture também as gemas no creme do tacho. Acrescente açúcar a gosto, mexa para dissolver bem o açúcar e deite por cima das farófias. Polvilhe com canela e bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário