domingo, 23 de abril de 2017

FAVAS COM ENTRECOSTO

receita + favas com entrecosto
"Faz-me favas com chouriço...".
No caso têm mais alguns ingredientes para além do chouriço. As favas são uma comida pouco consensual, ou se adora ou se odeia. Cá em casa só eu e o meu marido é que gostamos e por isso quando as faço é só para nós.
Eu gosto de favas desde miúda, contrariando a maioria. Os garotos geralmente nem querem provar, aliás as minhas nunca provaram, só garantem que não gostam. Eu sempre fui uma pessoa muito sui generis e portanto sempre gostei de tudo o que os putos geralmente não gostam. Mas vamos deixar as considerações de lado e vamos às favas, que comprei já devidamente descascadas no mercado de rua das Caldas da Rainha. Uma maravilha, só vos digo.
receita + favas com entrecosto

Ingredientes

1 quilo de fava descascada
1 tira de entrecosto
1 tira de entremeada
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço preto
1 pedacinho de bacon
1 cebola grande
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 ramo de cheiros (pipa de cebola, de alho, coentros, salsa, hortelã e um raminho pequeno de alecrim)
Paprika, piri-piri e alho picado

Preparação

Num tacho leve ao lume a cebola picada, os chouriços cortados em rodelas, o bacon em pequenos cubos, a folha de louro e o ramo de cheiros. Junte um pouco de água e deixe cozinhar um pouco até os chouriços começarem a deitar os aromas e as cores para a cebola. Junte então o entrecosto e a entremeada cortados em pedaços, deixe refogar um pouco, junte a polpa de tomate,, mais um pouco de água, tempere com uma pitada de sal, a paprika, o alho picado e o piri-piri, tape o tacho e deixe cozinhar.
Vá mexendo de vez em quando e, se necessário, juntando mais água, sempre em pequenas quantidades. Se tiver um caldo de legumes caseiro pode usá-lo em vez da água, que o resultado é ainda melhor.
Quando as carnes estiverem quase cozidas junte as favas, volte a tapar e deixe em lume brando até as favas estarem macias. Destape o tacho, levante o lume para apurar um pouco, retifique os temperos, se necessário, e bom apetite.

receita + favas com entrecosto

Notas.: Quando comprar as favas verifique se estão no ponto certo para cozinhar ou se já têm o "olho" preto. Nesse caso já só são boas para sopa, porque já têm a pele do grão muito rija e nunca ficarão com uma boa textura.
As favas, tal como a feijoada, são daquelas comidas que no dia seguinte sabem muito melhor. Eu fi-las de véspera e estavam deliciosas. Devem ter reparado que não indiquei nenhum tipo de gordura na receita. As carnes usadas já têm a gordura mais que suficiente para temperar o prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário