domingo, 9 de julho de 2017

DOCE DE COURGETTE

receita + doce de courgette

Acho que já vos tinha avisado que sou como a formiga, começo a trabalhar no Verão para o conforto do Inverno.
E no Verão é tempo de courgette. Que crescem de forma assustadora na horta. Não se fiem no tamanho das courgettes que vêm no supermercado. Elas são assim porque alguém as apanha, porque se o não fizerem elas continuam a crescer desmesuradamente. Não acreditam? Pois fiquem sabendo que uma das que hoje transformei em doce pesava para cima de um quilo e meio. E agora? Já acreditam em mim? Óptimo. Então vamos ao doce.

receita + doce de courgette

Ingredientes

1 kg de courgette
300g de açúcar
Raspa de limão
1 pau de canela
1 estrela de anis

Preparação

Descascar as courgettes e retirar-lhes as sementes. Se as vossas forem pequeninas se calhar não é necessário, mas as minhas tinham pevides iguais às das abóboras, por isso...
Ralar as courgettes. Num tacho levar ao lume todos os ingredientes e deixar cozinhar até atingir o ponto de estrada (quando passarem com a colher pelo meio do doce fica uma estradinha durante uns segundos). 
Eu acabei por triturar um bocadinho o meu com a varinha mágica, mas se preferirem podem deixar os pedacinhos inteiros que também é bom.

Nota.: Se quiserem mais quantidade é só irem duplicando as quantidades. Foi o doce que fiz até hoje que mais reduziu. Comecei com um tacho cheio, eu fiz cerca de três quilos de courgette e acabei com cerca de um dedo e meio de doce no fundo do tacho, mas é muito bom e uma bela maneira de aproveitar o excesso de produção da horta. 

receita + doce de courgette

2 comentários:

  1. Olá, está linda a compota. Eu também faço muitas compotas, mas de courguette nunca fiz. Receita a guardar.
    Beijinhos : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar