quarta-feira, 14 de setembro de 2016

GRANOLA


 Uma forma saudável e deliciosa de começar o dia.
Basicamente a granola consegue-se juntando cereais a gosto, frutos secos, fruta desidratada, uma gordura e um adoçante. As misturas podem ser as mais variadas, dependendo dos gostos de cada um. Eu já tinha tentado várias vezes, mas não acertava com o tempo de forno, ou seja esquecia-me dela, e acabava por a queimar. Esta foi feita ontem ao final do dia e fiz uma marcação cerrada à porta do forno. E consegui, ficou óptima.


Ingredientes

100 ml de mel, geleia de milho, xarope de agave ou 100 g de açúcar mascavado 
50 ml de óleo de côco ou outra gordura
2 chávenas de flocos de aveia, espelta, trigo sarraceno ou outro cereal de que gostem
1 chávena de arroz tufado sem açúcar
1/2 chávena de frutos secos (amêndoas, pinhões, nozes, etc.)
1/2 chávena de sementes (no meu caso usei abóbora e girassol)
1/4 chávena de côco laminado
2 colheres sopa de côco ralado
1 pitada de canela


Preparação

Ligar o forno a 180º. Num tacho levar ao lume o mel e o óleo de côco e deixar aquecer bem.
Numa tigela misturar todos os restantes ingredientes e deitar por cima a mistura de mel e côco, mexendo bem com uma colher para incorporar. O aspecto é o que se pode ver na imagem acima.
Deitar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando com um garfo para garantir que todos os ingredientes fiquem tostados uniformemente. Lá está, eu fiz vigilância ao forno, porque me distraio com facilidade. Depois de pronta deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro hermético. 
Podem comê-la com iogurte, como no caso do meu pequeno almoço de hoje, ou juntá-la a leite ou outra qualquer mistura do vosso agrado. Eu quando passo pela despensa não resisto e tenho tendência a abrir o frasco e petiscar um bocadinho assim mesmo. É tão bom. 


Sem comentários:

Enviar um comentário