quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ENTRECOSTO DE VITELA NO FORNO


Tenho por hábito fazer as compras do dia-a-dia no minimercado quase ao lado da minha casa. Ontem o senhor do balcão do talho chamou-me e disse-me: Tenho aqui um entrecosto de vitela mesmo ao seu gosto. 
Como até agora nunca me enganaram, saí de lá com um saco de entrecosto de vitela, que deixei temperado ontem à noite e que foi o delicioso almoço de hoje. 




Esteve três, sim três horas no forno, numa bela assadeira de barro (nada como o sabor da carne no barro), e saiu de lá absolutamente delicioso. Eu sei que é feio gabarmo-nos mas estava mesmo bom. A carne desfazia-se na boca, como convém a um bom assado.




Ingredientes

  • Entrecosto de vitela
  • Batatas
  • Cenouras
  • Cebolas pequenas ou chalotas
  • Vinho branco (muito pouco)
  • Sal, alho, louro, paprika, piri-piri moído e dois cravinhos de cabecinha

Preparação

Pedi logo no talho para me darem uns golpes no osso do entrecosto de vitela. Para facilitar o trabalho de tempero costumo polvilhar o fundo da assadeira com sal e uns quantos dentes de alho cortados por cima. Coloquei a carne por cima do sal e do alho e voltei a temperar de sal, alho, paprika, louro, piri-piri moído e os cravinhos. Reguei com um bocadinho de vinho branco, mas não muito, porque para mim o vinho em excesso acaba por "matar" o sabor da carne e dos legumes. Não há necessidade de usar qualquer tipo de gordura, porque a carne enquanto assa liberta imensa.
Acrescentei um copo de água e deixei a carne repousar nesta marinada durante a noite.
Aqueci o forno a 220º e deixei a carne ir cozinhando lentamente durante cerca de duas horas. Acrescentei as cebolinhas, as batatas apenas lavadas e com um golpe a meio e as cenouras cortadas em metades. Mais uma hora de forno e estava pronto. À parte cozi uns bróculos (da horta), que não tiveram honras de foto, só com sal, um fio de azeite e uma pitada de alho moído. 

O entrecosto de vitela é retirado da aba da costela, a carne, que sem o osso é geralmente usada no cozido à portuguesa. É deliciosa e muito macia.



Sem comentários:

Enviar um comentário