segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pasteis de nata veganos

Sim, são pastéis de nata. Não, não têm ovos nem nada de origem animal. E digo já que de todas as coisas veganas que cozinhei até agora esta foi a que me deixou mais orgulhosa. É que sabem mesmo a pastel de nata. São deliciosos.
Antes de irem ao forno. 


Prontinhos a comer. Nham!!



A minha filha lançou-me o desafio na semana passada: "Mãe, achas que consegues fazer pastéis de nata para mim?" Comprometi-me a tentar, embora com algumas dúvidas quanto ao sucesso da coisa.

Descobri na net duas receitas, mas acabei por fazer uma mais pessoal, que RESULTOU! Quando os tirei do forno não aguentei e provei um ainda a soprar lá dentro. Pareceu-me que estava bastante bom mas contive  o entusiasmo e até pensei que se devia ao adiantado da hora (eram para aí umas duas da manhã). Mas uma hora depois continuavam bons e no dia seguinte também. 

Receita:
(Deu para cerca de 18 pastéis de nata)

Massa folhada
Meio litro de leite de soja ou outro natural (mais coisa menos coisa)
4 ou 5 colheres de creme vegetal de soja para cozinhar (costumo usar o do Pingo Doce)
3 colheres de sopa de amido de milho, vulgo Maizena
150g de açúcar (aqui não aconselho o amarelo ou mascavado porque vai seguramente alterar o sabor)
2 cascas de limão
1 pau de canela
uma pitada de canela
uma pitada de baunilha em pó
raspa de limão
umas gotas de essência de limão (à venda nos supermercados)
2 colheres de sopa (mal cheias) de linhaça moída + 150ml de água

Levar ao lume o leite com as cascas de limão e o pau de canela. Numa taça misturar a maizena, o açúcar, a pitada de canela e desfazer num pouco do leite. Juntar esta mistura ao leite e mexer até engrossar. Retirar do lume, juntar a mistura da linhaça moída com a água e voltar a levar ao lume. Retirar e juntar o creme de soja, a essência e a raspa de limão, a baunilha e se necessário retificar a canela. 
Eu fui juntando o creme de soja até achar que a consistência do creme era a indicada, por isso as medidas são um bocadinho a olho. Optei por passar a varinha mágica na mistura para eliminar quaisquer vestígios da linhaça e lhe dar a consistência cremosa do pastel de nata.
Deitar nas formas forradas com a massa folhada e levar ao forno bem quente a 190º durante cerca de 20 minutos. Quando já estavam cozidos liguei um bocadinho o grill do forno para os tostar ligeiramente. 

Bom apetite.

Dica: Para forrar as formas, juntá-las numa mesa, colocar a placa de massa folhada por cima e com uma bola feita com uma apara de massa polvilhada de farinha ir fazendo pressão nas forminhas até estarem devidamente forradas. Depois é só passar o rolo da massa com cuidado por cima e já está. Ou então cortar rodelas de massa e forrar uma a uma, mas leva muito mais tempo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário