segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Bolo da Sara

A minha filha descobriu durante o verão que afinal os gatos são animais muito queridos. Mérito do Marcelo e da Carlota, que são do mais meiguinho que há em matéria felina. O bolo de aniversário dela tinha que ter os dois GATOOOOOOOOOS (é assim que os chamamos). A partir daí decidi fazer duas almofadas, uma com um bolo vegano e outra com um bolo normal. Ambos de cenoura e côco, embora o normal, ou seja com ovos e etc, tivesse também uma camada de massa folhada com chantilly e manga fatiada. O vegano era rechado e barrado com creme de citrinos, que ficou surpreendentemente bom.


Este é o Marcelo. Também responde por gatooooooooo.



A Carlota e o Marcelo deitados nas almofadas e a brincar com os novelos de lã.





Este bolo foi uma aventura do princípio ao fim. Depois de ter dado voltinhas À cabeça para tentar descobrir como fazer os bigodes dos bichos, lá me lembrei da aletria que até tem o formato curvo dos bigodes e tudo. Mas o pior foi que quando ia a sair de casa a caixa do bolo desequilibrou-se e a almofada vegana desmontou-se e só na ciu no chão por um milagre. Voltei para dentro, ajeitei o bolo, voltei a forrá-lo com uma nova pasta de açúcar, consegui salvar o Marcelo (os gatos caem sempre de pé) e lá segui viagem para Lisboa. Em nervos, naturalmente, que o coração das mães é fraquinho para estas coisas. Pelo menos o meu. 

Bolo de côco e cenoura vegano:
(Do livro Cozinha Vegetariana de Gabriela Oliveira, adaptado)

2 cenouras cruas raladas
1 cháv. de farinha de milho
1/2 cháv. de farinha de arroz
2/3 de chávena de açúcar (de preferência amarelo)
1 cháv. de côco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato 
1 1/2 de leite vegetal (no meu caso soja)
1/2 cháv. de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de sumo de limão (para mim é a olho)
raspa de laranja e de limão

Misturar numa taça os ingredientes secos. Noutra taça misturar os líquidos e juntar aos secos mexendo com uma vara de arames até a massa estar homogenea. Juntar a cenoura ralada, mexer e deitar numa forma forrada com papel vegetal.
Levar a forno a 180 graus até estar cozido. 
Pode ser regado com calda de laranja. No meu caso fiz um creme de citrinos, com leite de soja, sumo e raspa de laranja e de limão e farinha maizena.

Bolo de cenoura e côco

2 cenouras grandes cruas e raladas
5 ovos
150g de açúcar
50g de côco ralado
raspa de limão
raspa de laranja
100g de farinha peneirada com uma colher de sopa de fermento.

Bater as claras em castelo.
Bater as gemas com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar uma parte das claras e mexer delicadamente. Juntar a farinha, o resto das claras e o côco. Levar ao forno a 180 graus durante cerca de 30 a 40m. Depois de desenformado polvilhar com um pouco de açúcar.



Sem comentários:

Enviar um comentário