sexta-feira, 8 de maio de 2020

PATANISCAS DE BACALHAU NO FORNO

receita + pataniscas no forno

Adoro pataniscas, mas tenho um problema...
Odeio, mas odeio mesmo a sensação de gordura que me fica na pele depois de as comer. Por mais sequinhas que fiquem as pataniscas, quando fritas têm sempre uma dose de óleo agarrado, que me dá cabo dos nervos. 

A minha relação com as pataniscas começou na gravidez da minha filha mais velha. Foi uma gravidez pouco gastronómica. Até aos 7 meses basicamente alimentei-me de sopa, salada, peixe cozido ou grelhado, fruta e, curiosamente, de uma coisa que até então nunca tinha apreciado, iogurtes... Grávidas. 
Um dia, estava no escritório e juro que comecei a sentir o cheiro de pataniscas. Eu sei que é estranho, mas eu senti mesmo. Nem era coisa que fosse hábito fazer, aliás nunca tinha cozinhado tal coisa e em casa da minha mãe, reinavam os pastéis de bacalhau. Liguei para a minha mãe e pedi-lhe para me fazer as pataniscas, que me souberam pela vida, com um belo arroz de ervilhas e tomate. E fiquei fã até hoje. Vamos à patanisca?

receita + pataniscas no forno

Ingredientes

1 posta de bacalhau
1 ovo
1 raminho de salsa
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de fermento em pó
1/2 cebola picada finamente
Sal, louro em pó, pimenta, alho picado
1 pouco de água de cozer o bacalhau
1 fio de azeite

Preparação

Tradicionalmente as pataniscas são feitas com o bacalhau cru, mas eu prefiro cozer o dito cujo e aproveitar um bocadinho da água da cozedura para dar mais sabor à massa das pataniscas. Mas isto sou eu, claro. 
Portanto, começar por cozer o bacalhau num pouco de água. Reservar um pouco dessa água e desfiar o bacalhau. Picar finamente a cebola e a salsa. Numa tigela começar por colocar a farinha, o fermento e os temperos. Misturar tudo. Juntar o ovo, um fio de azeite e um pouco da água reservada e ir mexendo até envolver bem. A quantidade de água vai depender da textura da massa e isso depende muito das farinhas. Juntar o bacalhau e a salsa e envolver bem. Provem a massa e se necessário, retifiquem o sal. A consistência da massa não deve ser nem muito espessa nem demasiado líquida. Não se esqueçam que elas vão ao forno e se a massa estiver demasiado líquida vão-se "esbardalhar" todas, se estiver demasiado consistente vão ficar duras. 
Coloquem colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno pré-aquecido a 190º até ficarem cozidas. 
Também podem optar por fritar colheradas da massa numa frigideira antiaderente untada com azeite. Continua a ser bem mais saudável do que mergulhá-las em óleo, certo?
No meu caso gosto de as servir com arroz de feijão ou de ervilhas e com uma saladinha. 
Podem aplicar a receita a peixe, camarão, chouriço, etc. 


2 comentários:

  1. Gostei da ideia das pataniscas feitas no forno :)
    Beijinho Gracinha e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Boa semana, Iza. Quando fizer diga como ficaram. Beijinho

    ResponderEliminar