domingo, 26 de novembro de 2017

ESPARREGADO

receita + esparregado
Este é um dos sabores que mais esteve presente na minha infância.
Contrariamente à maioria das crianças, eu sempre adorei legumes. Era muito mais difícil conseguirem que eu comesse papa Cerelac do que sopa de feijão com couve, esparregado, favas, ervilhas, couves, etc. Criancinha estranha, eu... A maior parte das pessoas que conheço faz o esparregado com espinafres, eu própria o faço também, mas para mim, esparregado é com nabiças. Esse sim, tem o sabor da infância, me enche a alma, conforta o estômago e me deixa feliz. A comida tem esta particularidade boa, a de nos fazer felizes, nos confortar o corpo e a alma, de nos aconchegar o espírito. Posto isto, vamos ao meu esparregado. Se não gostarem de nabiças, façam-no com espinafres, que também resulta muito bem. Ou com feijão verde cortado bem fininho e surpreendam-se.  


receita + esparregado

Ingredientes

1 molho de nabiças
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
4 colheres de sopa de farinha
1 gole de vinagre
Sal q.b.

Preparação

A maioria das pessoas corta totalmente os pés das nabiças, mas eu adoro-os, tal como os talos da alface e, por isso, limito-me a cortar o molho das nabiças em juliana fininha e a dar-lhe mais uns quantos cortes na transversal. Mas vocês farão como mais vos aprouver.
Cortar e lavar muito bem as nabiças e levá-las a cozer em abundante água fervente. Temperar com um pouco de sal. Quando estiverem bem cozidas, escorrê-las, guardando um pouco da água da cozedura, mais ou menos meio copo.
Levar novamente o tacho ao lume (ou se tiverem pouca experiência nestas coisas da cozinha, usem uma frigideira anti-aderente), deitar nele o azeite e os dentes de alhos bem picadinhos ou simplesmente esmagados. Eu costumo optar por picar o alho, porque gosto bastante do sabor, mas também podem retirá-los depois de fritos, o sabor já terá passado para o azeite.
Depois do processo de fritar o alho, deitar as nabiças no tacho, mexer bem e esmagar ligeiramente com uma colher de pau, juntar a água da cozedura reservada e aos poucos ir juntando a farinha até obter a consistência desejada. Podem continuar a mexer com a colher de pau durante esta parte do processo, mas experimente um fouet, vulgo varinha de arames, e verão como tudo se torna mais fácil.
Eventualmente poderão usar um pouco mais ou menos farinha dependendo da água que as nabiças deitarem. No final e depois de conseguirem a consistência desejada, nem muito mole nem demasiado rija, temperem com um pouco de vinagre e rectifiquem o sal, se necessário.
Também conheço quem lhe junte um pouco de pimenta, mas pessoalmente prefiro-o assim, mais natural.
Bom apetite. 


receita + esparregado

Sem comentários:

Enviar um comentário