sábado, 2 de dezembro de 2017

ARROZ DE ERVILHAS

receita + arroz de ervilhas

Desengane-se quem está a achar que esta é (mais) uma receita de frango.
Esta receita é apenas de arroz. Arroz de ervilhas, talvez o meu preferido. Este, muito diferente do arroz de ervilhas com que cresci, e que, nos almoços de domingo, acompanhava alegremente os pasteis de bacalhau. Hummmm... A quantidade de pasteis de bacalhau que eu comi a ver a fórmula um, na RTP. Voltando ao arroz, a minha mãe fazia-o com tomate, cenoura em cubinhos e ervilhas. Era delicioso, mas este, que comi pela primeira vez num restaurante pequenino onde o meu marido me levou num dos primeiros fins de semana que passámos juntos, conquistou-me de imediato. O arroz, entenda-se. O marido levou mais tempo! Comecei a fazê-lo assim e rapidamente se posicionou no primeiro lugar do meu top ten de arrozes. Vamos à ervilha, perdão, ao arroz. 

receita + arroz de ervilhas
 Ingredientes

1 chávena de ervilhas
1 chávena de arroz vaporizado
1 cebola pequena
0,5dl de azeite
1 folha de louro pequena
Coentros
Alho picado
Sal

Preparação

Comece por picar finamente a cebola. Aproveite e pique também os coentros. Reserve. Leve um tacho ao lume com o azeite e quando quente, deite nele a cebola, a folha de louro, um pouco de coentros e deixe alourar. Eu vou sempre juntando alguma água durante o processo de cozinhar a cebola, primeiro porque assim uso menos azeite e segundo, porque gosto da cebola bem cozinhada.
Quando a cebola estiver cozinhada, junte as ervilhas, o alho picado e um pouco mais de coentros. Tempere com um pouco de sal e deixe fervilhar. Junte um golo de água quente, tape o tacho e deixe as ervilhas cozinharem durante alguns minutos. Se usarem ervilhas baby não há necessidade deste compasso de espera.

Quando as ervilhas estiverem meio cozinhadas junte o arroz e cubra com água. Rectifique o sal, junte um pouco mais de coentros e deixe cozinhar. Tenha em atenção que se usar arroz agulha deve usar o dobro da quantidade do arroz em água. Eu sou fã do arroz vaporizado, que dificilmente se desfaz ou espapaça e fica sempre soltinho. Neste caso é necessário usar um pouco mais de água. Vá verificando a cozedura e acrescentando água, se necessário. Antes de desligar o fogão costumo sempre adicionar o restinho dos coentros picados, mexer e finalmente apagar o lume, deixando o tacho tapado uns minutos antes de servir. Manias
receita + arroz de ervilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário