terça-feira, 27 de dezembro de 2016

BACALHAU COM NATAS

receita + bacalhau com natas

Finalmente aqui está o cumprimento de uma promessa já meio antiga, a minha receita de bacalhau com natas. 
O bacalhau com natas é como o bolo de chocolate, toda a gente tem uma receita. Esta é a minha. Já faço bacalhau com natas há mais de trinta anos (bolas, já são muitos anos) e apenas fui mudando alguns ingredientes, como o leite, que agora uso de arroz e as natas que já não só de vaca, mas também de soja. Tenho que vos contar que a única receita que alguma vez li deste bacalhau foi quando eu tinha uns 12 anos, numa das revistas Banquete, que o meu pai me trazia da Cidla, onde trabalhava. A receita tinha claramente um erro na quantidade de leite do molho, que dada a minha pouca experiência, não detetei. Resultado? Fiquei com o molho demasiado líquido e o bacalhau, por mais tempo que estivesse no forno, não secava de maneira nenhuma. A minha mãe recusou-se a comer a "mixórdia", mas o meu pai, que não me queria desanimar da cozinha, dizia "tirando o estar assim um bocadinho líquido, até sabe bem". Voltei ao prato passado uns anos e fi-lo "a olho", depois de o ter comido num restaurante. Resultou à primeira e assim o faço até hoje, sempre com bom feedback de quem o prova. Ah, e desculpem o tamanho deste post. Não se assustem, leiam até ao fim e verão que não é nada complicado.


receita + bacalhau com natas

Ingredientes

1 posta de bacalhau grande
6 batatas médias
2 cebolas médias
1 pacote de natas
1 pacote de creme culinário de soja
1,5dl de água de cozer o bacalhau, aprox.
3 a 4 colheres de sopa de farinha
2 dl de leite, pode ser de vaca ou de arroz
2 colheres de sopa de margarina de culinária ou manteiga de soja
Alho em pó
Azeite, folha de louro, sal, pimenta e paprika

Preparação

Comece por cozer o bacalhau em água. Se necessário coloque uma pitada de sal na água, especialmente se tiver comprado o bacalhau congelado e demolhado, que geralmente vem completamente dessalado. Também pode optar por cozer o bacalhau numa mistura de água e leite, que pode ser de vaca ou de arroz. Quando o bacalhau estiver cozido, retire-o e reserve a água da cozedura.
Descasque as batatas, corte-as em cubinhos pequenos e frite-as. Escorra-as bem e reserve.
Descasque igualmente as cebolas, pique-as e frite-as num pouco de azeite com uma folha de louro. Quando a cebola estiver quase cozinhada junte-lhe um pouco de alho em pó ou alho fresco picado, se preferir. O meu truque para cozinhar a cebola e utilizar pouco azeite é ir acrescentando água à frigideira até ela estar no ponto desejado, mas também podem optar por escorrer o excesso de azeite antes de juntarem a cebola às batatas. Pode parecer estranho mas é um processo que evita que o bacalhau fique demasiado gorduroso, pesado e enjoativo.
Para o molho branco, comece por deitar num tacho a margarina, deixe-a derreter sem ferver, junte-lhe a farinha e mexa bem com uma colher de pau até conseguir que toda a margarina seja absorvida. Comece então a juntar o leite e a água do bacalhau alternadamente e aos poucos até obter um creme homogéneo e ainda um pouco grosso. É então a altura de juntar a nata e o creme de soja e deixar cozinhar um pouco mexendo sempre. Prove e rectifique o sal, junte um pouco de pimenta e uma pitada de paprika, só mesmo porque me faz impressão que o creme seja tão branco.
É altura de retirar as peles e as espinhas ao bacalhau. Numa tigela grande junte as batatas, o bacalhau, a cebola e finalmente o creme e misture bem. Deite num pirex ou assadeira de cerâmica e leve ao forno pré-aquecido a 220º até dourar.

Notas
- As quantidades indicadas podem variar porque, muito sinceramente, faço isto completamente a olho, embora tenha tomado algumas notas nesta confecção para vos poder dar medidas mais ou menos correctas. Sigam o vosso instinto, comigo costuma funcionar.
- Para facilitar o vosso trabalho podem usar batatas congeladas, já se vendem no Continente e no Pingo Doce uns saquinhos com as batatinhas em cubinhos e é só fritar.
- Também podem optar por aparas de bacalhau para não terem o trabalho de desfiar a posta, mas sinceramente, acho que não funciona tão bem. As aparas nunca são tão macias e suculentas como as postas e o facto de não ter pele deixa o molho com uma consistência diferente.
- Também podem usar queijo ou pão ralado por cima do bacalhau antes de o levarem ao forno o que lhe dá uma outra textura e crocância. Eu prefiro-o assim.
Podem fazer outras variantes com esta receita base. Podem juntar cenoura ralada à cebola, no final da cozedura e ficam com um bacalhau “espiritual” muito saboroso, ou uns camarões, que dá um bacalhau com natas e camarão muito interessante. O que vos posso assegurar é que todas as variantes têm sido sempre muito apreciadas. 

receita + bacalhau com natas

Sem comentários:

Enviar um comentário