segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MOUSSE DE CLEMENTINA

receita + mousse de clementina
Voltou a época da clementina.

Não sei se no ano passado, quando partilhei aqui o delicioso bolo de clementina, vos contei de onde vem o meu stock das mesmas. No quintal dos meus pais existe uma clementineira, plantada por eles e que de ano para ano nos foi surpreendendo com quilos e quilos de doces e sumarentas clementinas. Sempre que passo por lá nesta época do ano, trago para casa um belo saco (estou mesmo a falar daqueles sacos grandes de compras) cheio de clementinas e como-as às dúzias. E não, não estou a exagerar. Até acho que é por isso que nunca me constipo. Vitamina C, estão a ver? Costumava sentar-me no sofá com um tigela cheia delas e uma faca e ia descascando e comendo e passando às minhas loiras, mais à mais nova. Agora já não tenho companhia para as comezainas no sofá, que as minhas loiras já têm outras vidas e ainda bem. 
receita + mousse de clementina
E pronto, se no ano passado fiz bolo, este ano aventurei-me nesta mousse que ficou deliciosa. 

Ingredientes

Sumo de seis clementinas
6 ovos
1 queijo fresco grande
1 iogurte grego natural
3 colheres de sopa de açúcar
2 folhas de gelatina
Bolacha ralada caramelizada (opcional)

Preparação


Num tacho bater ligeiramente os ovos e juntar-lhe o sumo das clementinas e o açúcar. Espremi as clementinas no espremedor manual para aproveitar também a polpa. Levar ao lume em banho maria e mexer até obter um creme grosso. Deixar arrefecer.
Depois de frio triturar o queijo com o iogurte até obter um creme bem homogéneo e liso e juntar ao creme de clementina. Demolhar em água fria as duas folhas de gelatina e derretê-las no microondas com uma colher de sopa de água. Juntar ao preparado anterior. 
Aproveitei os boiões antigos do iogurte e deitei no fundo um pouco de bolacha ralada e caramelizada (é só levar a bolacha ralada ao lume numa frigideira antiaderente e juntar-lhe uma pitada de açúcar mascavado e deixar tostar ligeiramente), por cima deitei a mousse e levei ao frigorífico. Decorei com gomos de clementina e baguinhos de romã.  
receita + mousse de clementina
Estou a considerar fazer uma coisa do género como sobremesa de Páscoa. Amarelo, estão a ver? 

Sem comentários:

Enviar um comentário