segunda-feira, 31 de outubro de 2016

BROAS DOS SANTOS


A propósito da data...


Na verdade não tinha planeado publicar alusivo à data mas entretanto recebi um pedido de um visitante aqui do espaço e eu gosto de fazer as pessoas felizes. 
A receita destas broas (as fotos são de 2012, desculpem), foi-me dada por uma antiga colega de trabalho e acho que era de uma tia dela. Por isso, para a tia da Rita Pacheco, muito obrigada, são de facto muito boas e não custam nada a fazer. Experimentem e contem-me.

Ingredientes 

5dl de azeite
500g de açúcar amarelo
1 copo (200ml de água)
1kg de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho
2 colheres de sopa de erva doce
1 colher de sopa de canela
1 pitada de cravinho em pó
1 chávena de passas, nozes, amêndoas, etc. (opcional)

Preparação

Num tacho leve ao lume o azeite, o açúcar, a água, a erva-doce, a canela e o cravinho e deixe ferver até obter uma calda mais ou menos espessa. Junte os frutos secos se optar por os incluir. Com a calda a ferver junte as duas farinhas e mesa muito bem para misturar tudo e obter uma massa homogénea.
Ligue o forno a 200º. Quando a massa já tiver arrefecido o suficiente para lhe conseguir mexer, molde pequenas broas e leve-as ao forno durante cerca de 10 minutos. Dependendo do forno pode ser um minuto ou dois a menos, mas dificilmente será a mais.
Quando as retirar do forno passe-as por açúcar branco. Aguentam-se imenso tempo dentro de um frasco de vidro ou de uma lata.

1 comentário: