sexta-feira, 29 de março de 2013

Bolos Fintos típicos do Alto Alentejo

Estes foram uma estreia. São um dos sabores da minha infância. Quando ia ao Alentejo passar a Páscoa, fatalmente uma das minhas tias já tinha um destes exemplares à minha espera. Descobri a receita recentemente e decidi aventurar-me. Metade de um já foi. Embora tenham um aspecto parecido com o dos folares em termos de sabor e textura são muito diferentes. 







Eu fiz metade da receita e resultou em oito bolos fintos. Por isso, e a não se que tenham uma família mesmo grande não aconselho a fazerem a receita completa. A quantidade de farinha não está indicada, mas é até tender, tipo massa de pão, mas mais molinha.

14 ovos
750 g de açucar
60 g de fermento de padeiro
2,5 dl de leite
2 dl de azeite
2 cálices de aguardente
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de sobremesa de erva-doce
Sal, farinha q.b.

Bater os ovos com o açúcar, adicionar o fermento préviamente diluído num pouco de água quente, o leite, o azeite, a aguardente, sal, canela e erva-doce. Aquecer esta mistura em lume brando e adicionar a farinha a pouco e pouco. Amassar bem até a massa formar bolhas. Abafar com um pano branco e deixar levedar (fintar) 5 horas.
Tender os bolos, redondos e colocá-los num tabuleiro sobre um pano branco de modo a não se colarem.
Mantêm-se assim várias horas até crescerem. Depois pincelam-se com ovo, polvilham-se com açúcar e cozem-se em forno moderadamente aquecido num tabuleiro polvilhado com farinha.

Boa Páscoa.

1 comentário:

  1. Desculpe quanto tempo a cozer no forno ? E a quantos graus ? Obrigado

    ResponderEliminar