Uma sopa de peixe bem diferente daquela que conheço desde criança.
A sopa de peixe na minha terra é feita com peixe do rio, poejo e servida numa cama de finas fatias de pão alentejano. Se um dia destes encontrar peixe do rio decente, faço-vos uma sopa igual à que sempre comi em casa do meu avô e dos meus pais. Mas, para já fiquem com esta sopinha de peixe que promete reconfortar os estômagos nos dias mais frios. E que serve como refeição ligeira.
Ingredientes
2 postas de peixe
3 cenouras
2 courgettes
1 chuchu
1/2 abóbora manteiga
1 cebola
1 alho francês
3 dentes de alho
1 molho de coentros
1/2 cabeça de bróculo
Azeite e sal
Preparação
Cozer o peixe em água com um pouco de sal. Retirar e reservar. Aproveitar a água de cozedura do peixe e cozer nela os restantes legumes cortados em pedaços. Adicionar um fio de azeite. Reservar um pouco de coentros para picar e colocar no final.
Retirar a pele e as espinhas ao peixe e desfiá-lo. Quando os legumes estiverem cozinhados triturar tudo muito bem com a varinha mágica, rectificar o sal e juntar ao puré o peixe desfiado e os coentros picados.
Geralmente uso peixe vermelho, mas já fiz com robalo, dourada, pescada e até com várias espécies de peixes. Uso o que anda na gaveta do congelador. Sabem, quando sobra uma posta de pescada, um robalo pequeno, uma posta de vermelho? Junta-se tudo e faz-se uma bela sopa.
E os legumes seguem a mesma lógica, já usei feijão verde, couve flor, espinafres, etc. Depende do que estiver na gaveta dos legumes do frigorífico. O que não pode falhar mesmo são os coentros, essenciais ao sabor reconfortante.
Sem comentários:
Enviar um comentário