Combinei com a minha filha mais nova que, a partir de agora, sempre que ela vier passar o fim de semana a casa faço uma receita nova.
Este fim de semana foram estas espetadas de carne de borrego picada, que estavam deliciosas.
Na verdade são bastante simples de fazer e o resultado, além de delicioso, é uma forma diferente de comer borrego, que neste caso era cordeiro de leite.
Ingredientes
Cabrito, borrego ou cordeiro de leite
Sal, piri-piri, hortelã fresca, salsa fresca, pimentão doce, louro em pó e alho fresco ralado
Espetos de madeira ou paus de louro se conseguirem encontrar
Azeite
Preparação
Desossar a carne e picá-la no processador. Num alguidar temperar a carne a gosto com as especiarias e a salsa e o hortelã bem picadinhos. Formar bolas com as mãos e enfiá-las nos espetos. Aconchegar a carne com as mãos em volta dos espetos até formar uma espécie de salsicha. Reservar.
Pincelar com um fio de azeite uma chapa de grelhar e grelhar as kaftas.
No original árabe, usam-se também cominhos no tempero, que eu não usei porque não aprecio o sabor nem o cheiro.
Para o arroz fritar os bróculos cortados em pequenos pedaços num fio de azeite, só para os cozinhar ligeiramente. Retirar do tacho e reservar. No mesmo tacho fritar cebola e alho picados, juntar o arroz selvagem, deixá-lo fritar um pouco. Juntar água, de preferência a ferver. Quando o arroz estiver quase cozinhado juntar hortelã picada e os bróculos. Deixar ferver mais um minuto ou dois e apagar o lume. Deixar repousar mais uns minutos até servir.
Durante o processo de grelhar a carne é necessário ter atenção e não a deixar passar do ponto para que não fique seca e incomestível.
Sem comentários:
Enviar um comentário