quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Biscoitos de Natal

De vez em quando dá-me umas coisas. Lembrei-me de que a árvore de Natal das minhas filhas podia ser decorada com biscoitos. São duas vantagens, não se gasta dinheiro com decorações e no final da quadra natalícia não será difícil de desmontar, porque os enfeites já devem ter sido todos reciclados (leia-se comidos).
E portanto fiz biscoitos de gengibre e outros de chocolate e ainda quero fazer uns quantos decorados com glacé. 










Bolo de mascarpone e limão

Tinha uma caixa de mascarpone que comprei aqui há uns tempos para uma receita que entretanto não sei onde tenho e que estava a passar a validade, por isso decidi usá-la num bolo. Ficou muito bom com uma consistência leve, porque tem muito pouca farinha e com um agradável sabor a limão. Delicioso.

Brigadeiros

Porque as minhas "piquenas" estão a chegar para passar o fim de semana.
Não percebi muito bem porquê, mas as pepitas de chocolate hoje não estavam a querer colar. Mas não fiquei muito preocupada. Não me parece que isso impeça que sejam devorados!!!!

Bifinhos de seitan panados

Sim, porque eu tenho uma ovolactovegetariana em casa, que está quase a chegar para passar o fim de semana. Por isso tenho andado em pesquisa das melhores formas de a alimentar. E hoje o jantar vai ser bifes de seitan panados com sementes de sésamo e puré de batata e cenoura. Um dia destes vou experimentar fazer rolinhos de seitan e queijo. E também fabricar o meu próprio seitan. Depois conto.
Comecei por fatiar o seitan e deixá-lo umas horas a marinar numa mistura de sal, cebola, alho, louro, paprika, piri-piri, limão e um borrifo de molho de soja.


Depois passei-os por farinha, ovo e uma mistura de pão ralado com sementes de sésamo. Agora falta fritar ou pôr no forno, mas isso é só mais daqui a bocadinho. Depois mostro. Espero que ela goste.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fatias douradas

E enquanto as batatas coziam para as migas e o entrecosto se fritava, aproveitei uma metade de um pão de sábado e fiz aquilo a que a minha sogra chama de "fritas" e que na minha terra se chamam "fatias paridas" e que toda a gente conhece por "fatias douradas". Estão muito boas, sem aquele excesso de óleo que muitas vezes têm. e justifica-se, até porque... já cheira a Natal!!!


Migas com entrecosto

As migas para serem boas têm de se atirar pela chaminé para depois se apanharem na rua. Quanto a isso não posso confirmar nem desmentir até porque na minha cozinha existe um belo e moderno exaustor... Mas lá que estavam boas, isso posso garantir. Porque hoje me deu uma saudade da comida de conforto com que fui criada, o almoço foi migas com entrecosto. Não é lá muito bom para a linha, mas soube-me tão bem!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Queixadas de porco com arroz de feijão

Antes de vir morar para Santarém nunca tinha comido tal coisa. Trata-se da bochecha do porco, que se pode comprar com ou sem osso (com osso é mais saborosa e suculenta). Costumo fazê-las no forno e acompanhar com puré ou com arroz de feijão, como foi o caso.
Experimentem!

Frango à Brás

Em época de troika, quem aproveita é rei... Tinha uns restos de frango assado no frigorifico e estava sozinha em casa. Adoro tudo o que seja à Brás, bacalhau, peixe, camarão, alho francês e frango, que aliás só não como crú. 
Normalmente aproveito os restos do frango em crepes, ou gratinado, ou em tarte de frango, depende dos dias, dos apetites e do que há no frigorifico.
Tem bom aspeto, não tem? Pois posso garantir que ainda sabia melhor.

Marmelada

Já tinha os marmelos na varanda há uns dias e hoje foi dia... Enquanto fazia o almoço fui partindo os ditos cujos, e pronto. Marmelada caseira para o inverno.





Broas dos Santos

São ótimas. Feitas com azeite, canela, erva doce e para quem gostar frutos secos (cá em casa as mais novas não apreciam). Por isso limitei-me a colocar umas passas numa parte da massa e a restante seguiu pura para o forno.


Farófias

De vez em quando sabe bem um regresso ao tradicional!!!
O meu marido adora. Aliás, o meu marido comeu-as todas.


Profiteroles

Foi a minha segunda tentativa de profiteroles. a primeira vez não acertei com a massa do choux e ficaram um "bocadinho" estranhos. Um bocadinho muito, pronto!
Desta vez ficaram ótimos. Fiz duas coberturas, creme de baunilha ou chantilly e para os apreciadores, ganache de chocolate para regar...
Com chantilly...

Ganache de chocolate

Muita ganache...




Os da mãe. Sem ganache...

Recheados com creme de baunilha

Bolo de aniversário

O bolinho de aniversário da minha filha. Pronto, eu sei, ela já não tem cinco anos, mas qualquer pessoa adora a ovelha Choné. Ela adorou.
Começou assim...

Foi tomando forma...

E finalmente... Tcharam!!! A ovelha Choné em formato muito saboroso. 
Resultado: Uma filha muito feliz a rir à gargalhada.