quarta-feira, 13 de abril de 2016

CAMARÃO GRELHADO COM RISOTTO DE LIMÃO


Cá em casa o camarão é um produto muito apreciado e esta forma de o servir uma das preferidas das minhas filhas. E uma das minhas também. 


Ingredientes

Para o camarão grelhado:
Camarão 
Salsa
Limão
Alho
Azeite
Pimentão doce (vulgo colorau ainda que não seja bem a mesma coisa)
Piripiri
Sal

Para o risotto:

Arroz de risotto 
Cebola
Alho em pó
Salsa
Sumo e raspa de limão
Azeite
Sal
Vinho branco
Água fervente
Queijo ralado (opcional)

Preparação

A primeira observação sobre esta receita é que não tem indicação de quantidades. Pela simples razão de que não faço ideia. A comida comigo é quase sempre feita "a olho", o que por vezes torna difícil o dar dicas. Sigam o vosso instinto que deve resultar. Comigo resulta sempre. 
Descascar os camarões deixando-lhes apenas as cabeças e as caudas. As cabeças ajudam a dar mais sabor ao camarão e impedem que a carne seque tão rapidamente durante a fase de grelha. Picar finamente a salsa e os dentes de alho e deitar numa tigela. Juntar o sumo de limão, o pimentão doce, o azeite, o piripiri e o sal, este último em pouca quantidade, primeiro porque não é saudável, mas muito especialmente porque o camarão é um daqueles frutos do mar que não precisa de grande quantidade de sal para ficar saboroso. Não se esqueçam que eles nascem e crescem dentro de água salgada. Juntar os camarões a esta mistura, envolver bem e reservar.

Entretanto podem começar a preparar o risotto. Picar finamente a cebola e deitá-la num tacho com o azeite. Deixar alourar. Eu costumo usar muito pouco azeite e vou acrescentando água aos refogados até cozinhar a cebola. Quando a cebola estiver "no ponto" juntar o arroz, o alho em pó e a salsa ou outra erva a gosto finamente picada. Quando o arroz começar a ficar transparente refrescar com um pouco de vinho branco (só mesmo um splash), juntar parte da raspa e do sumo de limão e mexer. Eu usei sumo de um limão pequeno e a raspa do mesmo, mas é uma questão de gosto, se quiserem mais acidez é juntar mais limão, se quiserem menos é juntar menos, claro.
Temperar com um pouco de sal e ir juntando água quente até o risotto atingir o ponto de cozedura ideal. Antes de apagar o fogão podem juntar um pouquinho mais de salsa e raspa de limão e é também nesta altura que podem juntar o queijo se assim o desejarem. Eu sei que os chefs dizem que risotto sem queijo não é risotto mas apenas um arroz calduço, mas eu não concordo. O que faz o risotto é a qualidade do arroz e ele fica igualmente cremoso sem o queijo, para além de que se torna bem menos calórico, menos enjoativo e, já agora, para pessoas intolerantes à lactose como eu, bem menos incomodativo. Se bem que já exista queijo ralado sem lactose. 

Quando o risotto estiver quase cozinhado é altura de grelhar os camarões. Cá em casa são grelhados num grelhador eléctrico daqueles antiaderentes e ficam óptimos. Não aconselho carvão porque a intensidade do calor será demasiado forte e arriscam-se a que os camarões fiquem demasiado grelhados, o que significa rijos e quase incomestíveis. E acreditem vocês não querem isso. 


E finalmente chegou a hora de se deliciarem. Servir os camarões em cima do risotto polvilhados de raspa de limão e salsa picada. Bom apetite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário