A Páscoa aproxima-se a passos largos...
E perguntais vós, que tem a Páscoa a ver com papos de anjo? Tudo, ora essa. A Páscoa cá em casa é sinónimo de amarelo e, dentro dos limites do razoável (mais ou menos), tento que tudo o que ponho na mesa do almoço pascal seja desse tom. Às vezes não é fácil com entradas e comida, mas as sobremesas não me escapam. Desde a trança doce com recheio de creme de pasteleiro, aos folares, ninho de Páscoa... tudo é amarelo nesta casa.
E porquê esta obsessão com o amarelo? Porque eu sou alentejana e no Alentejo, por altura da Páscoa, tudo está amarelinho. São as acácias, as giestas, as flores do campo... Amarelo, amarelo, amarelo. Quando era miúda a Páscoa, ao contrário do Natal, era sempre passada no Alentejo. É a minha festa de família por excelência. Mais que o Natal, a Páscoa para mim significava ver o meu avô, tios, tias, primos, primas... Uma verdadeira festa de família, onde o sarapatel, os maranhos, os bolos fintos faziam parte da tradição. E na segunda-feira de Páscoa era dia de piquenique na barragem. Grelhava-se o borrego bem temperadinho de véspera. Dias muito felizes, que recordo com saudade. E que tento manter vivos. Através do amarelo. E da comida. Muita comida. Amarelinha. Vamos aos papos? Que também são amarelos.
Ingredientes
8 gemas
1 ovo inteiro
Manteiga para untar
Calda
500g de açúcar
1 litro de água
2 laranjas
Preparação
Comece por preparar a calda. Deite o açúcar num
tacho, junte a água e leve ao lume. Quando ferver, junte as cascas de uma laranja e o sumo das duas. Deixe ferver durante 30 minutos.
Desligue e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180º. Unte pequenas formas tipo queque com
manteiga. Numa tigela, bata as gemas com o ovo durante 20
minutos. Deite a massa nas formas, sem encher demasiado e leve
ao forno durante 10 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.
Com a ponta de uma faca, faça um furinho na base de
cada papo, deite-os numa taça de servir e junte a calda bem fria. Deixe repousar
cerca de 30 minutos e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário