quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tranças Doces - Receita da Clara de Sousa

São absolutamente maravilhosas. Fofinhas. Eu juntei raspa de limão à receita original e recheei as minhas com creme de pasteleiro. Numa próxima confecção vou experimentar com chocolate e quase de certeza que vão ser também apreciadas. Fiz no sábado de manhã e tive de esconder metade de uma para resistir até domingo de Páscoa.





Pincelei com ovo batido antes de irem ao forno e polvilhei com açúcar. São mesmo deliciosas.

Receita:
500g de farinha tipo 65
1,5 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar + 50g de açúcar
1 ovo
80g de margarina
1 saqueta Vahiné de fermento de padeiro seco (4,6g)
230ml de leite morno
1 gema com um pouco de leite para pincelar
Na taça do robot, dissolva o fermento com o leite morno, o sal 1 colher de chá de açúcar. Misture bem à mão com vara de arames. Deixe fermentar um pouco (2 ou 3 minutos). Adicione os 50g de açúcar, a farinha peneirada, o ovo e a margarina cortada em pedaços, à temperatura ambiente. Coloque a taça no robot, bata com acessório de massa, até ficar uma massa elástica.
(Todo este processo pode ser feito à mão se não tiver máquina). Polvilhe a bancada e trabalhe a massa à mão durante mais uns minutos. Se a massa estiver a pegar muito, vá polvilhando com farinha, pouco de cada vez. Assim que conseguir descolar coloque numa taça, cubra com um pano e deixe levedar para o dobro ou mais. Deve demorar entre 1 a 2 horas até ficar assim. Passado esse tempo coloque a massa na bancada polvilhada com farinha, dê-lhe umas amassadelas e divida em dois. Enrole duas tiras com cerca de 60cm cada.
Coloque uma sobre a outra, em cruz.
Cruze as pontas até terminar a massa. Opção Recheado: um pouco de leite condensado cozido (doce de leite) ou outro recheio à escolha.


Sem comentários:

Enviar um comentário