terça-feira, 9 de abril de 2013

Bolo da I.

A minha filha mais nova fez ontem 19 anos. E eu fiz o bolo, pois claro! Afinal as mães são para estas coisas, certo?

Madagáscar!


Projeto de Alex, Melman e Marty


Marty


Melman


Sorri e acenar! Sorrir e acenar!


Pinguins e projeto de Alex


Glória


Glória







Sorrir e acenar!


Marty e Melman


Glória


Adoro os pinguins. Sorrir e acenar rapazes! Sorrir e acenar! (Irresistíveis)

Parabéns à minha princesa linda.

O interior foi feito de red velvet (a pedido da aniversariante) com recheio de queijo creme e raspa de limão.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Entradas de Páscoa

Para manter o amarelo fiz os tradicionais ovos verdes. Eu sei, mas a verdade é que por fora são amarelos. E fiz uma entrada com tostas de pão de forma integral cobertas com presunto e ovos de codorniz estrelados. Muito bom.

Ovos verdes


Ovos de codorniz estrelados sobre cama de presunto e pão de forma integral torrado.

Bavaroise de hortelã

Pronto este não é amarelo, é verdocas. Mas de alguma forma achei que seria muito agradável comer uma coisa de hortelã, geralmente muito fresquinhas. E também porque na minha terra usamos bastante o hortelã quando cozinhamos borrego. No caso comemos cabrito, mas achei por bem fazer a bavaroise de qualquer forma.



E ficou provado que eu tinha razão. É de facto muito agradável.

Receita
120g de açúcar
0,5l de leite
2,5dl de natas
6 folhas de gelatina (das grandes)
1 clara
1 raminho de hortelã (a gosto)

Separar as folhinhas de hortelã, lavar e deitar no picadora ou liquidificador. Juntar 100g de açúcar e triturar até desfazer tudo. Deitar num tacho, juntar o leite, levar ao lume de deixar aquecer bem sem deixar ferver.
Colocar a gelatina a demolhar em água fria. Juntar a gelatina à mistura do leite e mexer até dissolver totalmente.
Bater as natas em chantilly e a clara em castelo com o resto do açúcar. Juntar a mistura de hortelã arrefecida ao chantilly, mexer com cuidado, adicionar a clara em castelo e misturar delicadamente. Deitar a mistura numa forma previamente passada por água fria e levar ao frio.
Para desenformar mergulhar a forma em água quente durante uns segundos.



Ninho de Páscoa

O problema é que eu gosto de fazer coisas amarelas na Páscoa. Manias!!! E não gosto de chocolate, logo queria fazer um ninho de Páscoa que também pudesse comer. Acabei por escolher esta receita. É muito fofinho. 


Receita:
INGREDIENTES BOLO
6 ovos
250gr açucar
100gr fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) fermento
sumo de 1 limão 

INGREDIENTES PARA O CREME
3 gemas
150gr açucar
3 colheres (sopa) maizena
1 pacote de açucar baunilhado
1/2L leite
Bolo:
Batem-se as claras em castelo. Depois, sem bater, mistura-se o açúcar e a farinha. Depois de bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada.

Creme: 
Poe-se o leite ao lume com a farinha maizena, depois deita-se o açúcar e mexe-se bem, quando o creme estiver já espesso, deitam-se as gemas e o açucar baunilhado, mexendo sempre. 
Depois do bolo estar pronto, corta-se ao meio e recheia-se com o creme.


Tranças Doces - Receita da Clara de Sousa

São absolutamente maravilhosas. Fofinhas. Eu juntei raspa de limão à receita original e recheei as minhas com creme de pasteleiro. Numa próxima confecção vou experimentar com chocolate e quase de certeza que vão ser também apreciadas. Fiz no sábado de manhã e tive de esconder metade de uma para resistir até domingo de Páscoa.





Pincelei com ovo batido antes de irem ao forno e polvilhei com açúcar. São mesmo deliciosas.

Receita:
500g de farinha tipo 65
1,5 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar + 50g de açúcar
1 ovo
80g de margarina
1 saqueta Vahiné de fermento de padeiro seco (4,6g)
230ml de leite morno
1 gema com um pouco de leite para pincelar
Na taça do robot, dissolva o fermento com o leite morno, o sal 1 colher de chá de açúcar. Misture bem à mão com vara de arames. Deixe fermentar um pouco (2 ou 3 minutos). Adicione os 50g de açúcar, a farinha peneirada, o ovo e a margarina cortada em pedaços, à temperatura ambiente. Coloque a taça no robot, bata com acessório de massa, até ficar uma massa elástica.
(Todo este processo pode ser feito à mão se não tiver máquina). Polvilhe a bancada e trabalhe a massa à mão durante mais uns minutos. Se a massa estiver a pegar muito, vá polvilhando com farinha, pouco de cada vez. Assim que conseguir descolar coloque numa taça, cubra com um pano e deixe levedar para o dobro ou mais. Deve demorar entre 1 a 2 horas até ficar assim. Passado esse tempo coloque a massa na bancada polvilhada com farinha, dê-lhe umas amassadelas e divida em dois. Enrole duas tiras com cerca de 60cm cada.
Coloque uma sobre a outra, em cruz.
Cruze as pontas até terminar a massa. Opção Recheado: um pouco de leite condensado cozido (doce de leite) ou outro recheio à escolha.